Short Stories Vol.1

Review do mangá da JBC

VolS1-01

No volume 12 vimos o emocionante desfecho da saga Estrelas , quinto e último arco da história central de Sailor Moon, Mas esse não é o fim da história. A edição shinsouban, publicada no Japão em 2003, compila em dois volumes “Short Stories” as histórias extras veiculadas nas revistas RunRun, Nakayoshi e no Artbook “Materials Collection”, entre 1993 a 1999.

No volume 1, as ilustrações coloridas estrelam em sua maior parte a fofa da Chibiusa. Ilustrando a contracapa há a Princess Sailor Moon, transformação exclusiva do Live Action, produção que era transmitida na época. Há ainda duas páginas de coloridas na história para deixar a gente morrendo de vontade de ver o mangá todo nas aquarelas lindas que a Naoko pinta.

VolS1-03

O conteúdo é dividido pelas histórias do “Diário Ilustrado da Chibiusa”, contando o dia a dia da pequena em suas aventuras escolares,  “A Fase da Guerra do Vestibulinho”, estrelando as quatro protetoras da princesa, e o extra “O segredo da casa Hammer Price”, oferecido por Naoko como prêmio de um leilão beneficente.


Diário Ilustrado da Chibiusa

A divertida rotina escolar de Chibiusa se passa em três capítulos, nos quais os maiores perigos são: vampiros, garotas mitológicas curvilíneas, doces e dentistas! Nossa cabeçudinha é essencial em cada uma dessas aventuras dinâmicas e podemos acompanhar sua evolução de guerreira, já que cada uma se passa respectivamente nos arcos Black Moon, Infinity e Dreams.

 Atenção à aluna transferida!
Chibiusa chega à nova escola onde faz novos amigos (a Momochan e o Kyusuke aparecem no anime, lembram?). Lá ela conhece Lilica, uma outra aluna transferida muito estranha: a pele dela é pálida, gosta de flores com perfumes fortes e nunca é vista se alimentando na hora das refeições. Quando os colegas de classe que a acompanham até em casa desaparecem, o clima fica estranho e Chibiusa resolve agir. Como ela ainda não despertou como Sailor Guardiã, acaba recebendo a ajuda de  Sailor Moon e Sailor V. Em 1995, dois anos depois da publicação, a história foi transformada em anime no OVA Sailor Moon SuperS Special. Será que foi essa aventura que também deu origem à série Dracula dos musicais? Bem capaz…

VolS1-04

 Atenção ao Tanabata!
A segunda história acontece durante os aniversários das Usagis. Uma semana depois, no festival das estrelas, Sailor Chibi Moon terá que entrar em ação contra o inimigo está que por trás do “relógio da Sailor Moon”, última moda entre as garotas e método fácil de fazer lavagem cerebral! A pequena guerreira já tem seus poderes e está pronta para garantir a todas as meninas o direito de fazer seus pedidos às estrelas, afinal dia 07 de julho se comemora o Tanabata, e graças a Chibiusa a Princesa Tecelã se realizou seu sonho e se encontrou com o Pastor de Gado esse ano (mesmo que tenha rolado D.R….)

Bônus: Haruka vestindo o uniforme feminino do colégio Mugen

VolS1-05

 Atenção à Carie!
No último registro do Diário de Chibiusa, Super Sailor Chibi Moon se junta às guerreiras Super Sailor Moon e Sailor V. Juntas elas lutam contra espírito maligno que quer se aproveitar das pessoas que procuram o consultório de dentista mais antigo de Juuban para curar as cáries. Mas a parte mais difícil é resistir aos doces deliciosos que Ikuko mama faz todos os dias com tanto carinho.

VolS1-07

 

A Fase da Guerra do Vestibulinho

Este “arco” conta três histórias de Mako, Ami, Rei e Minako durante os estudos para passarem nos exames de seleção para o ensino médio, o Vestibulinho. Coisa normal no Japão. As histórias, além de engraçadas, são marcadas por explorar as personalidades de cada guerreira, coisa que a gente sente muita falta no mangá principal.

 A Melancolia da Mako
Quanto maior o compromisso, mais fácil a gente se distrai e Mako vai ter que ter muita força de vontade pra não cair na armadilha da inimiga e se deixar envolver pelos prazeres da vida com chás, bolinhos, coisinhas fofas e tardes de diversão com as amigas. Ela vai ter que lembrar do seu sonho de ser uma linda colegial para uma dia se tornar uma dona de casa exemplar, casada com seu amado senpai se quiser superar “A melancolia da Mako”- ainda bem que ela tem a Ami que não vai deixar ela dar mole nos estudos!

VolS1-08

 O primeiro amor de Ami
A segunda batalha do vestibulinho deu origem ao curta homônimo exibido nos cinemas antes do filme de Sailor Moon SuperS. A guerreira mais inteligente se vê afrontada por um tal de Mercurius que ousa empatar com ela em todas as provas e simulados nacionais! Ami, que nunca se permitiu pensar em outra coisa além dos estudos, fica confusa e não sabe se é ódio ou amor o que sente por ele. Será um novo inimigo? Será que razão sobrepõe a emoção?

VolS1-09

 

 A Batalha Escolar de Rei e Minako
Esta história, que é a cereja do bolo, explora as diferenças entre as duas amigas e a invejinha que Minako tem de Rei por ser linda, rica, phyna e ainda por cima não precisar prestar o vestibulinho para o colegial! A reclamação é tanta que Rei convida Minako para passar um dia em sua escola e ver que a vida dela não é tão fácil como ela imagina. Ela não sabia o erro que estava cometendo. Mina não se encaixa naquele ambiente polido e ainda por cima liberta um espírito assanhado que possui o corpo de Rei e tenta beijar todas as alunas do Colégio T.A.. E agora Venus? Como agir diante de tantas diferenças?!

VolS1-10

 

O segredo da Casa Hammer Price

O capítulo que encerra esse volume é um prêmio que Makoto Hanmatsuura arrematou no leilão beneficente que acontecia no programa de TV “Tunnels no Hammer Price”. Naoko disponibilizou para o leilão a oportunidade de fazer uma participação no mangá. É uma história engraçada sobre uma loja de penhores que vende de tudo e duas amigas da Chibiusa que são viciadas em compras e deixam Hotaru coberta de ciúmes. O ritmo é frenético e vemos de tudo nessa história: de bonecas e cosplays de Sailor Moon até um novo guerreiro mascarado, o Gorduchinho Mask. Aliás, o mascarado original aparece rapidinho pra fazer um comentário que é melhor que Usagi não leia… Ops.

VolS1-11

Uma das coisas mais legais dessas histórias é a descontração e a falta de compromisso com a história central que deixa a autora livre para brincar e nos divertir. A dinâmica da narrativa se parece muito com a que vemos no anime dos anos 90 e é inegável a influência da animação nessas obras. Outra coisa legal de se notar é a evolução do traço da Naoko já que nesse mesmo volume temos ilustrações de 1993 e 1996.

 VolS1-12

O volume 1 das Short Stories é extremamente leve e divertido. As histórias são um prato cheio para quem gosta do clima engraçado das histórias dos anos 90 e quer conhecer um pouquinho mais sobre as guerreiras. É revigorante ver que a Naoko também arrasa na comédia, que acaba ficando em segundo plano na linha principal do mangá. A parte chata é que nem todas as histórias ganharam versão animada… A história especial da Mako foi lida e interpretada pelos dubladores de Sailor Moon Crystal num dos eventos transmitidos ao vivo pelo Nico Nico Douga, em comemoração ao aniversário da Usagi em 2015, e deixou um super gostinho de quero mais para os fãs… #fikdik produtores de Crystal.

Tirando alguns termos que a tradução podiam ter sido pensados melhor (oi, piriguete novinha?), eles não chegam a estragar a experiência de leitura do mangá. A  parte gráfica, assim como em todo o resto da série, é um caso à parte. A Editora JBC acerta em cheio nas cores, na gramatura e no papel.

Leia Mais