Terminologia

Dicionário básico para iniciantes

Quem é fã do SeraMyu sabe que existem diversos termos próprios usados com frequência em sites especializados. Apresentaremos nesta sessão alguns desses termos. Para os iniciantes pode-se tratar de um monte de nomes em japonês difícies de memorizar, mas que com o tempo se tornarão usuais e de referência.

Glossário

Curtain Call – Termo vindo do inglês, chamada do elenco ao final do musical, um por um, para agradecimento.

Encore – Termo vindo do inglês, significa “bis”. São números musicais de encerramento ao final de cada peça, após o curtain call. No SeraMyu era regra incluir La Soldier, a música de maior sucesso e tema oficial dos musicais.

Fankan / Fankansha Event – Evento em Agradecimento aos Fãs. Eram realizados na temporada de ensaios para os musicais e apresentavam as novas atrizes e músicas, além de possibilitar perguntas da platéia e maior interação. Os videos eram vendidos somente durante as performances dos musicais, nunca nas lojas. (Leia mais abaixo)

Flyers – Panfletos distribuídos durante as apresentações dos musicais ou eventos especiais contendo reduzidas informações sobre elenco, datas e locais das apresentações.

Golden Week – “Semana Dourada”. Refere-se a uma semana que junta quatro feriados nacionais no Japão, de 29 de abril a 05 de maio. Muitos Fankanshas de primavera foram realizados nesses feriados.

Kaiteiban – Versão ‘revisada’ do musical. As peças eram apresentadas em duas estações do ano, verão e inverno preferencialmente, e grande parte dos musicais teve sua versão revisada, com pequenas mudanças de falas, novas atrizes e/ou números musicais (algumas músicas contaram com mudanças na letra original).

‘Koushiki’ Guide Video – Vídeos especiais com making of, entrevistas e ensaios do elenco, às vezes com Fankan incluído. Vendidos somente durante as performances dos musicais.

Omake – Vídeos especiais com bônus, ensaios, último dia de apresentações do musical, cenas improvisadas (adlibs), despedidas das atrizes e outras. Adquiridos somente em pré-vendas dos DVDs ou VHS.

Pamphlet – Termo mais usado para se referir aos Program Books (ver abaixo).

Program Books – Livros vendidos somente durante as apresentações dos musicais que contém informações sobre o elenco, enredo das peças, letras de músicas e fotos exclusivas dos Fankansha Events e dos ensaios. Hoje em dia são itens de colecionador.

Senshuuraku – O último dia de apresentações de cada peça. Geralmente marcado por curtain calls especiais, despedidas de atrizes e muita festa. O senshuuraku mais famoso de todos é do musical Eien Densetsu Kaiteban, com a despedida de AnzaMoon e seu elenco, que contou com um vídeo lançado separadamente.

Service Numbers – O mesmo que Encore.

Sotsugyou – Quando a atriz ‘se gradua’ do musical, anuncia sua saída do elenco.

Fankansha Events

Esses eventos merecem um destaque especial porque eles tornaram-se tão importantes quanto os próprios musicais. O nome Fankansha Event significa literalmente “Evento em Agradecimento aos Fãs”, e o primeiro deles ocorreu em 1997. Após o final do anime e do mangá, todos acreditavam que os musicais também se encerrariam, e o elenco chegou a se despedir ao final do musical Sailor Stars Kaiteban. Porém com o clamor do público pelo retorno das atrizes, foi anunciado o retorno do SeraMyu no final do mesmo ano com uma nova peça, Eien Densetsu. Para agradecer o apoio dos fãs, foi realizado um evento em agradecimento, onde as atrizes apresentaram suas novas canções e também puderam retribuir com um contato mais próximo do público.

Ayako, Anza e Misako agradecem o apoio dos fãs

O evento de 1997 fez tanto sucesso que foi repetido no início do ano seguinte, durante a temporada de ensaios do musical Eien Densetsu Kaiteban. Neste segundo evento as atrizes ficaram bem mais à vontade e apresentaram versões inéditas e bem mais descontraídas de seus números musicais, como um dueto Usagi & Pluto suspirando de amor por Tuxedo Kamen e a sensacional Chasin’ After You – Yaten Version!

Ficou óbvio que a partir daí os Fankanshas se repetiriam um após o outro anunciando cada novo musical. Como as peças eram encenadas geralmente no inverno e verão, os fankans aconteciam na primavera e outono, principalmente. O público esperava ansiosamente pelos eventos, que rapidamente tornaram-se uma indústria à parte vendendo uma infinidade de produtos.

Além das apresentações do elenco, novas canções e performances das top músicas, alguns quadros e situações inusitadas só ganharam vida nos fankans. Um dos quadros que se tornou mais tradicional foi o Shitsumon Corner, uma rodada de perguntas da platéia para as atrizes. E esse era um dos auges dos eventos, pois o público passou a conhecer um pouco mais da personalidade de sua atriz preferida ou até mesmo constatar que algumas delas eram realmente parecidas com suas personagens. E a cada novo evento um novo quadro era acrescentado, uma surpresa atrás da outra.

Shitsumon Corner no fankan do musical Kaguya Kaiteban (1999)

Vale destacar os mini-concursos realizados durante os Fankanshas. O mais tradicional era o Narikiri Contest, uma espécie de concurso cosplay para as crianças. Fotos das concorrentes eram enviadas à diretoria do musical e expostas e premiadas durante o evento. Na história dos fankans houve diversos outros concursos, mas dentre todos, três merecem destaque especial: 1) “Tsuki ni kawatte, Oshioki yo!” Contest – no palco as crianças disputavam para ver quem fazia a melhor pose de “Vou punir você em nome da Lua!”; 2) Stage Higawari Date Corner (Casais Especiais no Palco) – várias duplas cantavam a mesma canção com encenações super inusitadas, e o público escolhia a mais divertida; 3) Seigigumi VS Akuyakugumi Uta Tokkaehikkae Corner (Duelo de canções: Aliados VS Vilões) – neste quadro o grupo de Sailors apresenta canções-tema dos Vilões e vice-versa, provavelmente um dos melhores quadros de todos os Fankans, com performances incríveis de Magus Collection e See Me, Bokutachi no Jidai.

Cena do Fankansha do musical Shin Kaguya (2004)

Durante os fankans também foi criada uma tradição: a passagem da Tiara da Princesa. Quando uma nova atriz assumia o papel de Sailor Moon, a predecessora era convidada ao evento para presenteá-la com uma tiara, simbolizando desejos de boa sorte à novata que estava iniciando. Por fim as duas Moons cantavam juntas alguma canção marcante. Isso começou como uma brincadeira de Anza para Fumina, mas o ritual virou tradição na passagem das quatro Moons. No entanto, devido sua grande popularidade, as atrizes que por mais tempo interpretaram Uranus e Neptune, Takagi Nao e Asami Yuuka, também foram homenageadas com esse privilégio no fankan do musical Mugen Gakuen Kaiteban, quando passaram a Space Sword para Uchida Asako e o Deep Aqua Mirror para Inami Tomoko. Neste fankan ainda, Nao deu uma de Sailor Galaxia e cantou incrivelmente o tema Galaxia Gorgeous.

No total, foram 17 Fankanshas durante a história do SeraMyu. Onze deles tiveram lançamentos especiais em vídeo na época, e são itens de colecionador hoje em dia. Não se considere um fã completo sem ter visto ou dado boas risadas com um desses fankans. Certamente vale à pena procurar por essas raridades legendadas na Internet.