Ooyama Anza

“Real Justice, Sailor Moon”

Ficha Técnica

Nome: Ooyama Anza (大山アンザ)
Apelido: An-chan
Data de Nascimento: 04/05/1976
Signo: Touro
Local de Nascimento: Nagasaki-ken, Japão
Tipo Sangüíneo: A
Altura: 1,59m
Hobbies: esquiar na neve, dançar, cantar, atuar
Esportes preferidos: tênis de mesa, snowboarding
Habilidades: dança de rua, tocar violão, cantar
Personagem que interpretou: Sailor Moon
Idade quando entrou no SeraMyu: 17 anos
Número de Apresentações: 382

No SeraMyu…

O ano era 1993. Sailor Moon fazia imenso sucesso no Japão, tanto em mangá como em anime. Já centenas de bonecas, chaveiros, cards, CDs, fitas VHS e muitos outros produtos haviam sido lançados. Quando se imaginava que nada mais seria novidade no universo de Sailor Moon, Naoko surpreendeu com a proposta de dar vida real às guerreiras da Lua: nascia aí a idéia do Seeraa Muun Myujikaru, o SeraMyu.

Para a estréia dos musicais, a seleção foi rigorosa, como tinha que ser. A grande escolhida para interpretar o papel principal foi Ooyama Anza, na época com 17 anos. Anza já era cantora e fazia parte do grupo de idols J-pop Sakurakko Club Sakura Gumi desde 1992. Roupas desajeitadas e chamativas, perucas chocantes e assanhadas não foram suficientes para esconder o talento da recém-descoberta atriz. Anza abraçou Usagi com unhas e dentes, transportando para os palcos toda a alegria, energia e ingenuidade (sem esquecer da coragem) que a loirinha já demonstrava nas páginas do mangá e nas telinhas de TV. Foi a verdadeira Usa em aparência humana, dando um show de interpretação, nos momentos de emoção e de humor.

Já não bastasse ter-se tornado uma excelente atriz, Anza ainda tinha seu maior trunfo: sua voz. Como já era cantora antes de entrar no Myu, não deu trabalho fazer sucesso com as músicas. E que sucesso! As principais músicas do 1° Estágio do SeraMyu são de longe as mais famosas: La Moon, Sailor War!, Knockin’ Down Hesitation, Densetsu Seitan e, claro, La Soldier serão sempre lembradas pelos grandes fãs do musical. La Soldier fez tanto sucesso que foi a música escolhida para a batalha final entre Neo Queen Serenity e Wiseman no final da fase Sailor Moon R do anime (infelizmente a dublagem brasileira editou essa parte…). Anza ainda participou gravando o tema remix de Moonlight Densetsu para as fases S e SuperS com o grupo Moon Lips (formado também por outras ex-membros do Sakurakko Club).

A estréia de Anza foi em 11 de agosto de 1993 no Yuupouto Kanihoken Hall, em Tokyo, na primeira apresentação do musical Gaiden Dark Kingdom Fukkatsu Hen. Ela foi a atriz que mais tempo permaneceu no papel de Sailor Moon, até 16 de fevereiro de 1998 com a última apresentação do musical Eien Densetsu Kaiteban. Foram 11 musicais distribuídos em 5 anos dedicados ao SeraMyu. A saída de Anza Moon marca o final do 1° Estágio do musical.

Personagens que interpretou:
Tsukino Usagi
Sailor Moon / Super Sailor Moon / Eternal Sailor Moon
Princess Serenity

Musicais em que atuou:
1993 Gaiden, Dark Kingdom Fukkatsu hen
1993 Gaiden, Dark Kingdom Fukkatsu hen Kaiteiban
1994 Usagi, Ai no Senshi he no Michi
1994 Henshin! Super Senshi he no Michi
1995 Henshin! Super Senshi he no Michi Kaiteban
1995 Yume Senshi, Ai, Eien ni…
1996 Yume Senshi, Ai, Eien ni… Saturn Fukkatsu hen! Kaiteban
1996 Sailor Stars
1997 Sailor Stars Kaiteban
1997 Eien Densetsu
1998 Eien Densetsu – The Final First Stage!

Números favoritos: Knockin’ Down Hesitation e Sailor War!

E depois?

Anza é uma das ex-atrizes do SeraMyu mais ativas até hoje no cenário japonês. Continuou firme na carreira de atriz, atuando em outros musicais dos mais variados estilos, inclusive também com trabalhos duradouros. Sua voz e grande experiência como atriz a fazem ser bem requisitada em musicais até hoje. Resolveu também continuar a investir forte na carreira musical, mudando um pouco de ares… radicalmente! Em 2000, formou uma banda de metal chamada HeadPhones President (HPP), da qual é vocalista. O estilo da banda é descrito como ‘nu metal’, e ter uma vocalista feminina à frente de uma banda de metal é incomum no Japão.

A banda HPP já lançou vários álbuns e cumpre uma turnê de shows periódicos no Japão, inclusive já com shows em pequenos clubes de Nova Iorque. Em 2010 o grupo fez sua primeira turnê na América Latina, obviamente com parada no Brasil! Os shows aconteceram em abril e maio nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. O SOS esteve lá para para ver ANZA ao vivo em solo brasileiro!!! *-* E nem vou comentar que fez sucesso por onde passou! A banda não era muito conhecida, mas o estilo e as músicas ganharam muitos novos fãs por aqui. Anza adorou cantar para o público do Brasil, e disse que pretende voltar! Ouviram produtores? Tragam o HeadPhones de novo para nós!!

Discografia da Banda:

Albuns
ID (2002)
Vary (2003)
Vacancy (2007)
Folie a Deux (2007)
Prodigium (2009)
Pobl Lliw (2010)

Singles
Escapism 2000)
Crap Head (2001)
De Ja Dub (2004)
WhitErRor (2005)

DVDs
Toy’s Box (2006)
Paralysed Box (2008)

Trabalhos realizados

TV
Sakurakko Club (TV Asahi, 1991-1994)

Seiyuu
Participação secundária no episódio 43 do anime Card Captor Sakura

Musicais
Bishoujo Senshi Sailor Moon (1993-1998)
2050-nen no Aoi Shima (1997-1998), como ChiruChiru
Les Miserables (2003-2005), como Eponine
Miss Saigon (2004), como Ellen
Aida (2009), como Amneris

Teatro
Mr. Holland’s Opus (2000)
When Harry Met Sally (2002)
Three Sisters (2004), como Irina

Grupos Musicais
Sakurakko Club Sakura Gumi (1992-1996)
MOMO (1992-1993)
HeadPhones President (2000-atual)
Vitamin-Q (2008-atual)

Discografia
— Sakurakko Club:
Nani ga Nandemo (1992)
DO-Shite (1993)
Mou Ichido Waratte yo (1994)
— Singles Solo:
Dream (1998)
tema de encerramento do programa de TV Famitsu WAVE
Tobira wo Akete (1999)
tema de abertura do anime Card Captor Sakura
Kanata he (2006)
tema de encerramento do anime Glass no Kantai
— Participações:
Playstation game Psychic Force 2 (1999)
vocal do tema de encerramento “Ai wo Shizumeteru”

Links

Site oficial Anza Ooyama
Ameblo Oficial
FanBlog oficial (traduzido em inglês – em hiatus)
MySpace oficial
Site oficial HeadPhones President
MySpace oficial HeadPhones President

Curiosidades

Anza é de etnia mista: seu pai é japonês e sua mãe é sul-africana (de descendência espanhola).
Ooyama Chiho, irmã mais nova de Anza, atuou em Shin Densetsu Kourin (1998) como a 6ª Sailor Jupiter nos palcos do SeraMyu.
Assim como Ooyama Anza, outras atrizes do SeraMyu também integravam o grupo Sakurakko Club antes dos musicais, como Morino Ayako (1ª Mercury), Nakayama Hiroko (1ª Mars), Kanoko (1ª Jupiter), Suzuki Nana (1ª Venus) e Kotani Misako (2ª Mars).
O grupo Sakurakko Club estrelava um programa de TV de mesmo nome na TV Asahi, onde apresentava jogos e as garotas faziam performances coreografadas de suas músicas.
Pouco antes de estrear no SeraMyu (em 1993), Anza ainda formou um grupo “Duo” com Ayako Morino chamado MOMO. A dupla lançou ainda dois singles, em 1993 e 1994.
O primeiro uniforme de Sailor Moon usado por Anza tinha luvas douradas(!) e foi usado somente em aparições para divulgação, antes dos espetáculos do myu.
Anza Moon foi a primeira atriz a interpretar Princess Serenity no musical.
Em 1997, ao final das apresentações do musical Sailor Stars Kaiteban, o elenco não sabia se o SeraMyu voltaria a se apresentar no verão no ano seguinte, pois o mangá de Sailor Moon já estava concluído e o anime já havia encerrado na TV. Somente meses mais tarde a direção resolveu voltar a escrever roteiros para os musicais, atendendo a milhares de fãs espalhados pelo Japão inteiro.
Anza foi a única Moon do musical que ganhou uma versão do vestido de noiva de Usagi desenhado por Naoko. Ela aparece pronta para casar ao lado de Mochizuki Yuuta (seu Mamoru) no curtain call do musical Eien Densetsu.
Na história dos musicais, somente Anza Moon (e somente nas imagens/fotos de referência dos musicais Eien Densetsu) usou uma Lua na testa em lugar da tiara como Eternal Sailor Moon.
O elenco do SeraMyu, incluindo Anza, apareceu em foto nos mangás de Sailor Moon nos números 04 (5 Inners junto de Naoko Takeuchi) e 17 (todo o elenco do musical Sailor Stars de 1996) da edição original (1992-1997).
Além dos musicais em que atuou, Anza também compareceu como convidada aos eventos:
– Fankansha de 1998, quando passou a Tiara da Princesa para Fumina;
– 500ª performance do SeraMyu em 2000;
– Memorial Talk & Live Show especial do musical Ai no Sanctuary em 2002;
– 777ª performance do SeraMyu em 2004, onde cantou ‘Knockin’ Down Hesitation’ ao lado de Marina Moon.
Anza faz aniversário no mesmo dia em que Kasahara Ryuuji (Tiger’s Eye, MC Fly, Chaos).
Em 2003 o grupo de Anza, HPP, estreou na FM japonesa Ishikawa um programa de rádio chamado ‘HeadPhones President Radio Active’.

Hara Fumina >>