SeraMyu

O Musical de Bishoujo Senshi Sailor Moon

SeraMyu – O Musical

A série Sailor Moon, após o enorme sucesso nos mangás e na televisão, ganhou no verão de 1993 uma versão musical. SeraMyu, nome que vem da abreviatura de Seeraa Muun Myujikaru, é uma peça teatral em que a história é contada com muitas músicas e danças, ao melhor estilo dos musicais da Broadway.

À primeira vista as perucas e fantasias chamativas podem chocar alguns fãs, mas depois de assistir a um musical isso se torna um detalhe tão pequeno diante da magnitude do espetáculo que não é difícil se apaixonar por ele!

A cada nova temporada de espetáculos é encenada uma história adaptada da série ou uma história especialmente criada para o musical, seguindo o estilo das aventuras originais. Quem nunca sonhou em ver Rainha Beryl e Sailor Galaxia lutando lado a lado? Ou quem poderia imaginar uma luta entre as Irmãs Ayakashi e as Outer Senshi? Algumas dessas cenas só são possíveis nos palcos do SeraMyu.

Até 2005, havia todo ano dois musicais, um de verão e outro de inverno. Geralmente o musical de inverno (época das férias de fim/início de ano) era uma versão revisada (Kaiteban) do musical de verão, trazendo algumas novidades e tirando o que o público não aprovou. Apenas 3 musicais não apresentaram sua versão revisada: ‘Usagi, Ai no Senshi he no Michi’, ‘Shin Densetsu Kourin’ e ‘Ai no Sanctuary’. Durante a primavera e o outono, quando as novas peças estão sendo ensaiadas para o verão e inverno, são apresentados alguns poucos espetáculos especiais para os fãs. Estes eventos não são musicais e não seguem uma história, mas servem para apresentar aos fãs novas atrizes e novas músicas e coreografias, tendo um ar bem mais descontraído. São os chamados Fankansha Events, onde o público podia ter mais uma chance de chegar perto das atrizes e até de lhes fazer perguntas.

Oficialmente, o musical está dividido em 3 estágios (e não quatro como muitos sites divulgam):
O 1º Estágio começa em 1993 com o musical ‘Gaiden Dark Kingdom Fukkatsu Hen’ e termina em 1998 com o musical ‘Eien Densetsu Kaiteban’, que marca a saída da 1ª atriz a interpretar Sailor Moon, Ooyama Anza;
O 2º Estágio começa em 1998 com o musical ‘Shin Densetsu Kourin’ e vai até 2004 com a peça ‘Kakyuu Ouhi Kourin’. Neste estágio tivemos 3 atrizes representando o papel principal: Hara Fumina, que atuou durante 3 musicais, Kanbe Miyuki durante 4 (série Drácula) e Kuroki Marina durante 7 apresentações neste estágio.
O 3º Estágio conta com apenas 2 musicais: ‘Shin Kaguya Shima Densetsu’ e sua versão revisada (2004-2005). Este estágio marca a saída de Kuroki Marina, a 4ª Sailor Moon, que só perde para a 1ª atriz em número de shows.

 

Cena do musical Mugen Gakuen

Cena do musical Mugen Gakuen

Após o encerramento do musicla Shin Kaguya Shima Densetsu Kaiteban, em 2005, os musicais entraram em hiato devido às baixas vendas de DVD’s e outros produtos relacionados. Quando este artigo foi redigido em sua versão original, por volta de 2006, havíamos escrito a seguinte frase: “O musical está oficialmente em hiatus, provavelmente (isso não significa uma notícia oficial) sendo totalmente reformulado com novas atrizes e quem sabe trazendo novidades ao estilo do musical e, talvez se essa nova proposta for aprovada, voltará aos palcos”. Durante todos os anos desde que o hiato foi anunciado, mais nenhum anúncio foi realizado confirmando o encerramento dos mesmos. Por isso, muitos fãs (como a Cosmos e a Luna) alimentavam as esperanças aguardando o retorno das Sailors aos palcos musicais e esperando que, com as comemorações do 20th Anniversary, os anos de Sera Myu pudessem ser celebrados com alguma performance especial… E parece que os 8 anos em que os fãs do Myu somente puderam aguardar e aguardar pacientemente foram recompensados com La Reconquista.

Músicas e efeitos especiais

Hikari Ono como Demando

As músicas, que são a característica principal do show, são bonitas e envolventes, seguindo o estilo das músicas do anime. Com certeza a música que melhor pode representar o musical é ‘La Soldier’, que marcou em especial o 1º Estágio do Myu e também foi cantada em todos os demais (realmente em TODOS). A música fez tanto sucesso que virou a música-tema da batalha de Sailor Moon contra Wiseman na fase R (infelizmente a dublagem brasileira cortou a música, portanto se alguém quiser conferir terá que ouvir a versão japonesa). Outras músicas de grande sucesso foram ‘La Moon’, ‘Sailor WAR!’, ‘Everlasting Moonlight’, ‘LINK’, ‘Fire’, ‘Koi no Senshi ja Irarenai’, ‘Broken Möbius’ e ‘Junketsu no Narcism’.

Além das músicas empolgantes, também devemos destacar os efeitos especiais que vão desde um lindo Pegasus desenhado por um jogo de luzes a atrizes voando. Por ser um show totalmente ao vivo, as transformações foram deixadas um pouco de lado e, para não quebrar o ritmo do espetáculo, inúmeros truques foram criados: em Sailor Stars, as Starlights gritam as frases de transformação e por alguns segundos o palco fica completamente escuro, dando às atrizes pouquíssimo tempo para trocarem de roupa e aparecerem já transformadas; ainda em Sailor Stars, durante a música de batalha Super Sailor Moon sai sem ser percebida e, enquanto uma dublê dança em seu lugar, troca de roupa para aparecer ao final da canção já na versão Eternal (este mesmo recurso também foi utilizado em vários outros musicais, originando cenas de tirar o fôlego!).

 

Cena do musical Henshin de 1995

Cena do musical Henshin de 1995

O sucesso

O SeraMyu é com certeza o musical de anime de maior sucesso de todos os tempos. Vários animes também chegaram a ter sua versão musical, mas nenhum agradou tanto ao público a ponto de permanecer 12 anos em cartaz.

O musical, acompanhado de algumas poucas reprises, foi quem manteve viva a chama de Sailor Moon durante o período entre o fim do anime e o início do live action. E não deixou a desejar. Pode-se afirmar que o musical fez tanto sucesso quanto os outros gêneros da série. A quantidade de produtos originados do musical é enorme: CDs, VHS, DVDs, bonecas, fantasias, cadernos, lápis, estojos e cards são apenas alguns exemplos do merchandising que movimenta o musical. Esse sucesso foi muito importante para que a série de live action fosse lançada e o mangá reeditado no aniversário de 10 anos de Sailor Moon. É uma prova de que Sailor Moon nunca foi esquecida durante o período entre anime e live action. Pelo contrário, o sucesso cresceu e nossa atrapalhada heroína sempre esteve muito presente na vida dos japoneses.

 

O Revival

banner

Com a chegada do aniversário de 20 anos da série e, dos 20 anos do Sera Myu, Naoko Takeuchi fez questão de lembrar desse braço do universo da franquia Sailor Moon presenteando os fãs com um novo musical. O anúncio do retorno do Sera Myu, foi dado no dia 1º de junho de 2013, pos Osano Fumio através de seu twitter. Desde então, os fãs aguardavam ansiosamente por mais detalhes a respeito da produção. O novo musical denominado “La Reconquista” inovou ao anunciar, no dia 3 de julho, o elenco da peça formado apenas por mulheres. Esta decisão foi tomada após Yamato Yuga, estrela graduada da Trupe Cosmos do Takarazuka, aceitar o convite do novo produtor do musical, Kataoka Youshiro, para representar o papel de Tuxedo Kamen. A direção e roteiro de La Reconquista espetáculo ficaram por conta de Hiramitsu Takuya, o único membro da produção que já havia trabalhado nos antigos musicais do Sera Myu (1994 a 1998). Já as músicas foram compostas por Toshihiko Sahashi, famoso pelos trabalhos em Cutie Honey, Gundam Seed, e Guerreiras Mágicas de Rayearth.

Muita publicidade foi realizada para divulgação do novo musical, incluindo o 2º evento de aniversário de 20 anos de Sailor Moon, onde o elenco foi apresentado vestindo o figurino pela primeira vez aos fãs e à imprensa. O investimento deu retorno e o novo musical foi muito elogiado por fãs e famosos envolvidos no mundo de Sailor Moon que estiveram presentes prestigiando o novo elenco. Por fim parece que toda a repercussão positiva serviu como incentivo para a continuação dos musicais. Em 2014 teremos uma nova produção musical, contando a história do arco do Clã Black Moon. O elenco deste musical será revelado no dia 27 de abril, quando também serão anunciadas novidades a respeito do novo anime: Sailor Moon Crystal.

Para os iniciantes

Para quem está começando a conhecer o mundo do SeraMyu e não sabe qual musical assistir primeiro, recomendamos que inicie vendo os seguintes títulos que são os favoritos da maioria dos fãs:

Black Lady Kaiteban
La Reconquista
Sailor Stars e Sailor Stars Kaiteban
Mugen Gakuen ~ Mistress Labyrinth
Eien Densetsu e Eien Densetsu Kaiteban
Transilvania no Mori Kaiteban