Sailor ChibiChibi Moon

Kibou no Hikari

A segunda menina que caiu do céu

ChibiChibi (????) é uma linda garotinha que caiu do céu direto na fase Stars… Mas calma! Ao contrário de uma outra menina de cabelos rosas, ela não caiu na cabeça de ninguém, chegou suavemente flutuando com um guarda chuva… A garotinha aparenta ter uns dois anos e é muito parecida com Usagi e Chibi Usa: tem odangos em forma de coração e lindos olhos azuis. As Sailor Senshi chegam a pensar que ela pudesse ser a filhinha mais nova de Usagi, ou até mesmo a filha de ChibiUsa, mas Setsuna intervém dizendo que Neo Queen Serenity só teve uma filha. Durante boa parte da história a origem de ChibiChibi continua um grande mistério, principalmente porque a menina só sabe dizer ChibiChibi e repetir o final das frases que dizem para ela. De qualquer forma, ChibiChibi logo decide onde vai ser seu lar em Juuban: ela vai a casa dos Tsukino e faz lavagem cerebral em todos, para que acreditassem que ela era a caçula da família. Usagi, que estava muito sozinha depois da partida de Mamoru e Chibi Usa, trata a garotinha realmente como uma irmã e a protege o tempo todo. São hilárias as cenas onde Usagi está cuidando de ChibiChibi…! A menina não só arruma confusões com os inimigos, mas também faz todas as bagunças e brincadeiras corriqueiras de uma criança de dois anos. Só faltou ter que trocar a fralda…
Apesar de viver armando confusões, ChibiChibi é uma gracinha. Ela não chega a ser chata como Chib iUsa, afinal, ela não chora, não responde e não quer roubar o namorado da mãe. Sem contar, que é a coisinha mais fofa do universo de Sailor Moon, podendo ser até considerada o grande mascote da série. Os gatos lunares são muito sábios para termos vontade de apertar, mas não se enganem com a aparência dela: tanto no anime quanto no mangá ela tem um papel fundamental para o final da história. Apesar de ser uma figura chave, a origem de ChibiChibi no anime e no mangá é bem diferente. A adaptação do anime ficou tão diferente do mangá que a origem de ChibiChibi virou uma grande salada. Até hoje, muita gente confunde e mistura tudo. Então, segue uma explicação bem detalhada para sanar todas as dúvidas.

A Luz da Esperança

No anime, ChibiChibi desce do céu em seu guarda chuva branco, no mesmo parque onde Usagi estava. Uma rajada de vento leva seu guarda chuva para longe, mas Usagi o pega e entrega à garotinha. ChibiChibi parece sentir a energia da Star Seed de Sailor Moon e passa a segui-la. Usagi tenta descobrir quem ela é, mas fica desconcertada pois a menina só fala “Chibi…Chibi”. Sailor Moon dá as costas e ChibiChibi desaparece, reaparecendo depois em sua casa como sua irmã caçula. Apesar de desconhecerem a origem da garota, Usagi passa a cuidar dela e se tornam inseparáveis. Os mistérios envolvendo ChibiChibi não acabam: ela aparece carregando um incensório que contém um perfume muito peculiar, flores de oliveira, que traz recordações às Sailors Starlights.
Durante, um ataque de Sailor Lead Crow e Aluminum Seiren, Sailor Moon perde seu cetro e ChibiChibi corre para ajudá-la. Ao tocar no cetro, ChibiChibi transforma-se em Sailor Senshi e, voando em direção a Eternal Sailor Moon, concede-lhe um novo ataque, o “Silver Moon Crystal Power Kiss”. As Sailor Senshi ficam surpresas por ChibiChibi também ser uma Sailor, mas o que realmente surpreende a todos é o aparecimento de Princess Kakyuu, a Princesa das Starlights, de dentro do incensório que ChibiChibi carregava. A Princesa estava sendo protegida por ChibiChibi, enquanto procurava pela Luz da Esperança, única saída para derrotar Galaxia.
A lenda da “Luz da Esperança” é contada por Sailor Galaxia, que relembrou seu passado após retirar a Star Seed de Sailor Moon. Há milhares de anos atrás, durante a guerra das Sailors, Sailor Galaxia era a Sailor Senshi mais poderosa da Via Láctea. Tentando salvar a galáxia, ela selou Chaos em seu próprio corpo, porém isso não funcionou e Chaos começou a assumir o controle. Ela então, enviou sua própria Star Seed, conhecida como a “Luz da Esperança” (???? – Kibou no Hikari) para os confins da galáxia, onde Chaos não poderia encontrá-la, para que essa luz pudesse encontrar aquela Star Seed que poderia derrotar Chaos para sempre.
ChibiChibi na verdade é essa “Luz da Esperança” enviada por Galaxia há muito tempo atrás. A garota passa a liberar raios de poder que fazem com que a Star Seed de Sailor Moon retorne ao seu corpo e seu poder envolve todo o planeta. Ela então, aparece na silhueta de uma Sailor Senshi adulta com dois odangos na forma de coração, asas e uma longa capa. Ela pede a Sailor Moon que aceite sua luz e transforma-se em uma espada. Essa espada deve ser usada para derrotar Galaxia, que está completamente possuída pelo Chaos, mas Sailor Moon recusa-se a lutar, ela acredita que pode salvar Galaxia. A vilã porém tem outros planos e ataca Sailor Moon, obrigando Usagi a defender-se e a espada atravessa uma das asas da Sailor. Galaxia vendo que temeu por tanto tempo essa Luz da Esperança que tão pouco mal podia causar-lhe. Atacando novamente, Galaxia despedaça a espada, que transforma-se novamente em ChibiChibi. Por ter sido quebrada, ChibiChibi morre nos braços de Sailor Moon. Usagi porém não desiste e usando todo seu poder, alcança a alma de Galaxia e expulsa Chaos, libertando todas as Star Seeds roubadas. As Sailor Senshi aparecem para Usagi e ChibiChibi aparece no colo de Mamoru. Depois de um abraço apertado, ChibiChibi se transforma em uma luz rosa e voa para o céu, desaparecendo.

ChibiChibi Moon

ChibiChibi é ainda mais misteriosa no mangá e bem menos carismática, diga-se de passagem. Ela aparece flutuando no Parue Ichinohashi, e imediatamente se aproxima da Princesa Kakyuu, que estava ferida pela batalha com Galaxia em seu planeta. ChibiChibi a esconde e protege, até sua total recuperação. Hum… ChibiChibi sabia exatamente o lugar e o local correto para achar a Princesa… Estranho, não? Depois disso, ela vai à casa de Usagi-chan e aperta a campainha. A mãe de Usagi abre a porta e lhe dá as boas vindas. Quando Usagi chega em casa e pergunta quem é a menina, Ikuko pergunta como ela esqueceu de sua irmãzinha, deixando a garota intrigada. Mas como só recebe como resposta o tradicional, “Chibi…Chibi…” não há nada que possam fazer a respeito e o mistério continua. A ChibiChibi do mangá não é tão entrosada com as Sailors como no anime. A garota é bem menos infantil e sabe muito bem o que está fazendo… Isso não impede claro, que ela e Usagi estabeleçam laços de amizade profundos.
Após o aparecimento da Princesa Kakyuu, descobre-se que ChibiChibi é uma Sailor Senshi que tem até sua própria frase de transformação: ‘ChibiChibi Crystal Power, Make Up!’. Transformada e já com as asas, a garota voa com Eternal Sailor Moon e as Starlights para a Estrela Zero de Sagittarius, onde lutam contra as aliadas de Galaxia. ChibiChibi e Sailor Moon são as únicas a permanecerem vivas na batalha final. Usagi descobre então, que o grande inimigo é Chaos, uma entidade maligna que se unira ao Galaxy Cauldron, o local onde todas as estrelas nascem. Eternal Sailor Moon já estava tão triste e magoada com a perda de suas amigas que não poderia nem mesmo permitir que Galaxia morresse. ChibiChibi então, tenta convencer Usagi de que a única forma de destruir Chaos seria destruir o Caldeirão Galáctico de uma vez. Mas se ele fosse destruído nenhuma outra estrela iria nascer na galáxia e as Sailor Senshi não iriam mais renascer. Eternal Sailor Moon não poderia suportar uma vida solitária e prefere não destruir o Caldeirão, decidindo sacrificar-se para salvar a todos. A Star Seed de Eternal Sailor Moon se funde ao Caldeirão e todas as estrelas podem renascer novamente.
ChibiChibi assume então sua verdadeira forma: ela é a Sailor Cosmos uma misteriosa sailor senshi vinda de um futuro distante.

Formas

ChibiChibi
Sailor ChibiChibi Moon Idono
Sailor Cosmos
Espada
Star Seed de Sailor Galaxia

Dubladoras

Dubladora no Japão: Mitsuishi Kotono
Dubladora no Brasil: Daniela Piquet

Atrizes do Sera Myu

Kawasaki Mao (????) – 1997
Asuke Mikiko (?????) – 1998
Gochou Yuka (????) – 2003
Horita Mina (????) – 2003