Tuxedo Kamen

Shibue Jouji

O homem por trás da máscara

Bonito, inteligente e rico. Chiba Mamoru é o sonho de consumo de toda garota. Reservado e quieto, ele esconde um grande segredo. Um não, vários. Sua identidade secreta de Tuxedo Kamen, um ladrão de jóias, é um deles.

Como Mamoru, não importa o lugar que vá, ele acaba se encontrando com a irritante Usagi, a quem detesta (e a recíproca é verdadeira). É como se ela o seguisse. O que ele não sabia, até então, é que esta era Sailor Moon, a guerreira que ele precisava proteger.

Seus sentimentos por Usagi-chan mudam quando ele descobre que ela é a Guerreira da Lua. A partir daí, Mamoru passa a ser mais gentil e chega a se apaixonar. E quando Usagi também se apaixona e resolve dar um presente de Dia dos Namorados, descobrimos que nosso homem ideal não é tão ideal assim. Chiba tem uma namorada: Hina.

Pouco tempo depois, Mamoru acaba atacado por Kunzite enquanto falava com Hina ao celular. Ela vai até o Karaoke Crown e conta o fato a Motoki. Usagi escuta e corre para salvá-lo. A guerreira encontra Tuxedo Kamen e acaba declarando sua paixão. Logo depois, ela descobre a identidade do mascarado, que também tenta se declarar, sem sucesso. Ainda assim, quando Moon está em perigo, ele aparece para salvá-la e, com isso, quase morre. É quando a Princesa desperta e salva a vida dele por amor.

Mamoru não consegue fugir da promessa feita ao pai de Hina, de que casaria com ela como um retorno ao favor de tê-lo acolhido e cuidado após a morte de seus pais. Juntos, Hina e Mamo-kun tinham planos de deixar o Japão e irem estudar em Londres, mas, no aeroporto, a moça desiste de ir e termina com nosso príncipe.

Em Londres, Mamoru começa a se lembrar mais e mais de seu passado como Endymion e os Shitennou começam a alertá-lo para não ficar com Usagi. Mas ele não dá ouvidos e retorna ao Japão para ficar com sua amada. Beryl, ao saber disso, o sequestra e coloca nele um dreno, que sugará sua vida cada vez que ele pensar em Usagi. Ainda assim, o Príncipe consegue passar um dia com a Princesa antes de trancar Metaria em seu corpo e virar o grande vilão da história.

Ao ser morto por Moon, o poder escondido em Princess Sailor Moon ressurge e destrói o universo, mas Usagi e Mamoru se reencontram e ela o reconstrói novamente. Depois disso, Mamoru-kun e Usagi-chan ficam finalmente juntos e preparam um casamento para ninguém botar defeito.

As diferenças

No mangá e no anime, Mamoru é um homem idealizado. É o homem em muitos momentos submisso, que está ali somente para servir e amar. É o homem inatingível, intocável. No live não. O trabalho de Shibue Jouji fez de Mamoru uma pessoa mais humana, com personalidade. Ele, com certeza, lembra alguém que todos nós conhecemos. Apaixonado e capaz de fazer escolhas conscientes, baseadas na razão. No entanto, a adaptação deu alguns defeitos ao personagem. Ao invés de ser o homem perfeito, ele é defeituoso, sabe magoar, machucar.

É claro, a essência do personagem sempre será a de protetor, um eterno romântico. Essas podem ser notadas quando Mamoru volta de Londres única e exclusivamente para ficar com Usagi (coisa que no anime e no mangá acontecem, mas não pelo mesmo motivo).

Contudo, esse Mamoru é muito mais galante e apaixonante, por ser alguém “real”…

Shibue Jouji

Dossiê SOS Sailor Moon sobre o ator
Pagina da agência

Transformação

No Act 0, o personagem ganhou uma transformação deveras engraçada. Veja por sua conta e risco!