Milênio de Prata

O Reino da Lua Branca

Existem três causas para a destruição do Milênio de Prata, ou Silver Millenium. Nessa coluna vamos contar um pouquinho como todas elas se encaixam, formando o denominado “destino”. Vamos lá!

Roda do Destino – A História no Mangá

Há milhares de anos, existia no Sistema Solar um grande e poderoso império. Os anos sob o seu domínio foram conhecidos por toda a galáxia como “Milênio de Prata”, cuja sede localizava-se no satélite natural da Terra, a Lua. O Castelo da Lua era a morada da Família Real, que tinha como objetivo proteger a pedra sagrada, o Cristal de Prata, e manter a paz e a ordem no sistema, principalmente no planeta azul. Por deterem o poder do Cristal, o povo da Lua era conhecido por ter uma longa jovialidade e uma vida mais longa. A poderosa jóia também possuía uma fonte infinita de poder, que, em mãos erradas, poderia ser uma perigosa arma de destruição. Por tais características, o Cristal de Prata sempre foi cobiçado por muitas pessoas, boas ou ruins. E é assim que se inicia uma história dramática, romântica e aventuresca, há muitos anos, na festa de nascimento da Princesa da Lua.

Para comemorar o nascimento de sua única sucessora, a Rainha Serenity da Lua, reencarnação da Deusa Selene, decidiu convidar todos os moradores da Lua. A festa começou maravilhosa, com o anúncio dos nomes das quatro guerreiras que serviriam suas vidas para proteger a futura rainha. Elas eram Sailor Mars, a guerreira do fogo, Sailor Mercury, a guerreira das águas, Sailor Jupiter, a guerreira do raio e do trovão, e por último Sailor Venus, a guerreira do amor e a líder de todas elas.

As guerreiras, ainda crianças, fizeram seus votos. Os convidados da festa começaram a dar presentes para ao bebê, mas a presença maligna de uma pessoa atrapalha a festa. A aura negra de Neherenia podia ser sentida e ela, a única não convidada, queria dar o seu presente à princesa. Para impedi-la, A Rainha Serenity usa o Cetro Lunar e sela a rainha das trevas dentro de um espelho localizado no salão principal do Castelo. Ao ser enviada para o espelho, Neherenia entrega o seu presente, ou melhor, uma maldição. “A princesa irá morrer antes de herdar o trono e o Milênio de Prata sucumbirá!”. A princesa cresceu e se tornou uma bela jovem…

Durante o Milênio de Prata, o Reino da Lua tinha grande poder de influência sobre o Reino da Terra. Era a Lua a responsável pela paz e harmonia no planeta. Mas, por trás desta aliança política, um romance proibido por todas as regras nasceu. A jovem Princesa Serenity acabou se apaixonando pelo Príncipe Endymion, futuro governante do Reino Dourado da Terra. Durante suas visitas ao planeta para admirar o verde das árvores, o azul da água e a brisa refrescante do planeta, coisas que não existiam em sua terra natal, Serenity começou a se encontrar secretamente com Endymion. O amor entre os dois estava declarado, mas era um amor proibido…

Todas sabiam do romance secreto entre os dois, principalmente Sailor Venus, que muitas vezes a aconselhava a não ir à Terra encontrar Endymion. Por outro lado, até os protetores do Príncipe, os generais Jadeite, Nephrite, Zoisite e Kunzite, tinham conhecimento do relacionamento. Eles tentavam impedi-los e alertá-los, mas nunca conseguiam separá-los. Tal aproximação fez com que novos amores secretos surgissem entre os generais e as Sailors, principalmente entre Kunzite e Venus, razão de um ciúme que cruzou eras e eras, contado mais tarde em Codename wa Sailor V.

Ao mesmo tempo, na Terra, uma jovem também se apaixonara por Endymion. Ela era Beryl, uma das sacerdotisas do Reino Dourado. Durante os encontros secretos dos amantes, ela espiava ao longe, se mordendo de ódio, inveja e cobiça. Ela não suportava ver o seu lindo amor com outra e por isso acaba fazendo um pacto com o demônio para separá-los. Durante a passagem de uma chuva de estrelas, uma estranha criatura conhecida como Rainha Metalia aproveitou os sentimentos negativos da jovem sacerdotisa para possuí-la e envenená-la. Assim, Beryl organizou um grande exército, plantando na mente dos guerreiros da Terra idéias revolucionárias, como por exemplo acabar com o controle que a Lua exercia sobre a Terra, roubar o Cristal de Prata e ter para eles jovialidade e uma vida mais longa. Iludidos, eles atacaram a Lua e uma batalha sangrenta começou.

Durante o ataque, Beryl, liderando o batalhão, tentou matar Serenity, mas Endymion recebeu o ataque em seu lugar e acabou morrendo. Ao ver a Princesa ser atacada, Sailor Venus empunhou a espada sagrada e matou Beryl. Mas o perigo não havia terminado. A mente deturpada das pessoas não poderia ser recuperada e, mais do que isso, a perda de um amor foi fatal demais para a jovem Princesa… Abalada com a morte de Endymion por ela, Serenity pegou a espada que Beryl utilizou para matá-lo e rasgou seu próprio peito. Enquanto o sangue escorria, as guerreiras e sua mãe gritaram e entraram em pânico. O único meio para destruir o inimigo seria usar o poder do Cristal de Prata. E assim foi feito: a Rainha ergueu o símbolo da Família Real, o Cetro Lunar, e, com o poder da pedra, transformou os invasores em rochas, confinando-os nas profundezas da Terra. Para as guerreiras, o destino foi diferente. Todas elas foram enviadas ao planeta para que, num futuro distante, pudessem reencarnar e serem felizes em um mundo pacífico.

Em planetas distantes, as guerreiras solitárias observavam a guerra. Sailor Uranus, Neptune e Pluto nada podiam fazer a não ser por um certo ato. E elas o fizeram. Ergueram seus talismãs e invocaram a deusa da destruição, Sailor Saturn. A guerreira levou sua alabarda abaixo e tudo chegou a um fim. O Milênio de Prata, as Sailor Senshi, O Cristal de Prata, nada mais existia. Apenas o desejo de um dia ser feliz.

Milhares de anos se passaram… Mas algo muito poderoso foi novamente despertado nas profundezas do ponto D do Pólo Norte. Novamente a luz chamava pelas trevas e as trevas chamavam pela luz. Em uma bela manhã, em 1992, uma garota loira acorda ouvindo sua mãe dizer que está atrasada para a escola. Ela mal sabe que toda a sua vida mudaria naquele dia…

Adaptação – A História no Anime dos anos 90

A história da Milênio de Prata no anime é muito parecida com a do mangá. É claro que as partes da Neherenia e da Saturn nunca foram mencionadas e certas cenas foram retiradas, como o suicídio da princesa. Muito decepcionante.

Serenity passava a maior parte de seu tempo olhando para as estrelas na direção da Terra, pois havia se apaixonado por um homem que lá vivia. Seu nome era Endymion, e ele era o Príncipe da Terra. Um dia, houve um grande baile no palácio do Reino, e Endymion se apresenta a Serenity com más notícias sobre a Terra. Rainha Beryl estava tomada pela energia maligna da Rainha Metalia (Negaforça), influenciando os habitantes da Terra para se voltarem contra os habitantes da Lua numa grande guerra. Endymion avisa a Serenity que a veria mais tarde no baile e escapa dos guardas do palácio. Serenity sabia que uma vez que Endymion partisse para a Terra, tudo estaria acabado. Até que mais tarde, no baile, Endymion retorna com uma máscara em seu rosto. Ele diz à Princesa que talvez o povo da Terra e da Lua brevemente se enfrentariam em muitas batalhas e que seria melhor que ela não conhecesse a verdadeira identidade de seu futuro inimigo. Diz ainda que é necessário frustrar todos os planos do Dark Kingdom (Negaverso) e antes que partisse para a batalha. Os dois se beijam num último adeus.

Mais tarde, como previa o Príncipe, Luna e Artemis atravessam desesperados o salão principal do palácio alertando a todos de que o Reino da Lua estava sob invasão das forças do Dark Kingdom. Queen Beryl desencadeava seu ataque à Lua com as tropas da Terra e as guerreiras Sailor Mercury, Sailor Mars, Sailor Jupiter e Sailor Venus tentaram retaliar com seus ataques, mas seus poderes não eram comparáveis ao poder maligno de Metalia, e são facilmente derrotadas. Com isso Beryl decreta vitória sobre o Reino da Lua e, liderando seus Quatro Generais Shitennou à frente da batalha, percebe de longe a Princesa Serenity completamente desprotegida e tenta matá-la ao lançar seu ataque de energia. Entretanto, Endymion aparece no último momento e a protege, deixando Beryl furiosa. A Rainha do Reino da Escuridão então o convida para ser o soberano da Terra, da Lua e de todo o Universo, aceitando casar-se com ela. Endymion imediatamente recusa, pedindo-a para abandonar seus malignos planos, pois agia cegamente sob o poder da Negaforça. Ao escutar tal resposta, Metalia cria um campo de energia que começa a atrair involuntariamente para o interior de si o corpo do Príncipe. Desesperada, Serenity tenta alcançar seu amado e também é apanhada pelo campo de energia. Quando ambos estão a ponto de se segurarem pelas mãos, um raio de energia mandado por Metalia os atinge, executando-os.

Nada podia ser mais feito: o Reino da Lua estava sendo destruído aos poucos. Queen Serenity cai de joelhos lamentando a morte de sua filha e então decide destruir definitivamente Metalia, tomando para si o Cristal de Prata e empunhando o Cetro Lunar. Luna, sua fiel conselheira, lembra-lhe de que se usar todo o poder do Cristal, sua vida correria perigo. Ela corajosamente diz, erguendo o cetro: “Fico feliz em entregar minha vida pela paz na Terra e na Lua…” e assim libera totalmente o poder do Cristal, eliminando a presença do Dark Kingdom da Lua para sempre.

Depois disso, desejando sorte a sua filha e às outras Senshi o melhor na sua luta para trazer a paz à Terra futura, Queen Serenity deixa o Cristal de Prata flutuar de suas mãos, fazendo com que, em seu último esforço, ele envolvesse os corpos de todos os habitantes da Lua, das guerreiras, de Endymion e Serenity, enviando-os até a Terra, centenas e centenas de anos à frente, no futuro. Luna e Artemis também são envolvidos pela energia e mandados à Terra, junto com o Cetro Lunar, tendo como base principal a missão de encontrar a Princesa e as outras guerreiras. Depois disso, Queen Serenity cai em sono profundo, esperando pelo dia em que todos voltariam novamente a se encontrar…

E no live?

O Live Action de Sailor Moon explorou muuuuuuuito mal a história do Milênio de Prata e da Família Real da Lua. Para se ter uma idéia, Queen Serenity só aparece no Special Act, lançado ao final da série em DVD. E então, o que podemos dizer? Serenity e Endymion se apaixonaram loucamente, mas Queen Beryl, uma serva do Reino Dourado (primeira vez que aparece o Reino da Terra), cultivava uma paixão platônica por ele.

Durante a invasão do Dark Kingdom, a Princesa e Endymion estão juntos e vêm o reino sendo destruído. Há uma cena em que uma espada corta as costas de Endymion, que facilmente falece. Nunca foi mostrado quem matou o pobre príncipe…

Vendo seu amado morto em seu colo, a princesa entra em “estado catatônico de fúria ancestral” (haha) e libera toda a sua força. O poder da princesa é devastador e destrói tudo, transformando a Lua e a Terra em locais mortos e vazios. Triste e depressivo, assim como o final da série.