Card Captor Sakura

Liberte-se!

[imagem] Em 1996, o grupo CLAMP acertou em cheio lançando o mangá que marcaria para sempre sua história e consagrando o estúdio de vez internacionalmente: Card Captor Sakura. Publicado na revista Nakayoshi (a mesma que lançou Sailor Moon), o mangá de 12 volumes não demorou a fazer sucesso dentre públicos de todas as idades. Também pudera! Magia, amizade, comédia, romance e muita aventura cuidadosamente vestida para cada ocasião foram os elementos de sucesso para que CCS logo ganhasse uma versão animada super-animada! Aqui as tradicionais transformações da personagem principal de um anime/mangá Mahou Shoujo foram deixadas de lado, mas abriu-se terreno para um novo vestido a cada episódio, o que deixava os fãs cada vez mais curiosos e ligados. CCS pode enganar: poucos são os que não gostam deste anime/mangá, porque a história surpreende pela profundidade e inteligência das cenas, sem enrolação, e personagens de incrível carisma, que amadurecem visivelmente até o final da história. A animação não decepcionou, muito boa para a época e contendo muita ação. A trilha sonora possui uma seleção de músicas mais que excelente, adequadas a cada cena, sendo reconhecida com uma das melhores até hoje no universo dos animes. Resumindo: Card Captor Sakura é uma série que vale à pena ser vista e revista, pois contém os principais elementos de sucesso para um bom Mahou Shoujo. Ao final, é impossível não concordar com o que a Tomoyo diz: “Kawaii desu wa, Sakura-chan!”…!

História

Kinomoto Sakura (????) é uma garotinha de 10 anos que vive na cidade de Tomoeda. Ela mora com seu pai Fujitaka e seu irmão Touya. Sua mãe Nadeshiko morreu quando ela ainda era muito jovem. Sua melhor amiga e prima chama-se Daidouji Tomoyo, e as duas cursam juntas a 4ª série da Escola Tomoeda. Sakura é uma menina alegre, popular e habilidosa, especialmente com trabalhos manuais e nas aulas de Ginástica e Educação Física. Também tem um lado medroso, estabanado, atrapalhado, particularmente evidente quando está ao lado de Tsukishiro Yukito, o melhor amigo de Touya e a grande paixão da pequena Sakura.
Um dia, Sakura encontrou no porão de casa um livro, em cuja capa estava escrito “The Clow”. Dentro do livro havia uma porção de cartas, semelhantes a cartas de tarô. Sakura pegou uma das cartas e leu o que estava escrito: “Windy”. Uma grande ventania tomou conta do porão, o que acabou espalhando todas as cartas e fazendo-as desaparecer. De repente, aparece de dentro do livro Clow algo como um boneco de pelúcia amarelo, com um rosto e sotaque engraçados: era Kerberos, que esclareceu ser o grande guardião que protege o selo do livro. Ele esclareceu que aquelas eram as Cartas Clow, criadas pelo poderoso mago Clow Leed e que possuem extremo poder mágico. Como Sakura era a responsável por ter liberado o selo das cartas, ela foi encarregada da missão de recapturá-las, caso contrário, uma grande desgraça poderia atingir a Terra e seus habitantes. Assim começa a grande aventura da Card Captor Sakura (???????????), sempre ao lado de seu fiel guardião Kero-chan e de sua inseparável amiga Tomoyo, que adora costurar e faz questão de manter Sakura vestida lindamente de acordo com cada ocasião (e também sempre sem perder nenhum ângulo em sua câmera!). Durante a série conhecemos ainda Li Syaoran, o rival de Sakura na captura das Cartas Clow, e Li Meiling, sua prima apaixonada. Como será que a medrosa Sakura vai se sair manipulando magia?

Personagens Principais

Kinomoto Sakura (????)
Significado do Nome: Flor de Cerejeira Vinda da Árvore
Data de Nascimento: 01 de abril
Signo: Áries
Tipo Sangüíneo: A
Idade: 10 anos
Mora com: o irmão Touya e o pai Fujitaka
Cores: rosa e branco
Flor: Cerejeira
Série Escolar: 4a. série da Escola Tomoeda
Matérias preferidas: Educação Física e Música
Matéria que não gosta: Matemática
Comidas preferidas: omelete e noodles (macarrão)
Comida que não gosta: konnyaku (gelatina de batata)
Clube Escolar: Líderes de Torcida
Receita preferida: panquecas
O que mais deseja: uma mochila nova

Kerberus (?????)
Apelido: Kero-chan
Símbolo: Sol
Função: Guardião do Selo
Elementos: Luz, Fogo e Terra
Atributo: Yang (Luz)
Escola de Magia: Ocidental
Comida preferida: doces
Comida que não gosta: salgada ou apimentada
Cores: vermelho e laranja
Flor: girassol
Hobby: jogar videogame
O que mais deseja: um videogame novo

Daidouji Tomoyo (?????)
Significado do Nome: Grande Caminho do Templo da Sabedoria do Mundo
Data de Nascimento: 03 de setembro
Signo: Virgem
Tipo Sangüíneo: A
Idade: 10 anos
Mora com: a mãe Sonomi
Cores: bege e branco
Flores: Magnólia e Cerejeira
Série Escolar: 4a. série da Escola Tomoeda
Matérias preferidas: Música e Língua Japonesa
Matéria que não gosta: nenhuma
Comidas preferidas: soba, noodles e sushi
Comida que não gosta: pimenta verde
Clube Escolar: Coral
Receita preferida: comida italiana
O que mais deseja: um novo editor de vídeos

Li Syaoran (???)
Significado do Nome: Pequeno Lobo da Ameixeira
Data de Nascimento: 13 de julho
Signo: Câncer
Tipo Sangüíneo: O
Idade: 10 anos
Mora com: o mordomo Wei e a prima Meliing, mas na China mora com a mãe e quatro irmãs
Cor: verde
Flor: Peônia
Série Escolar: 4a. série da Escola Tomoeda
Matérias preferidas: Educação Física e Matemática
Comidas preferidas: tenshin e chocolate
Comida que não gosta: konnyaku (gelatina de batata)
Receita preferida: nenhuma
O que mais deseja: um livro escrito por Clow

Kinomoto Touya (?????)
Significado do Nome: Flor de Pessegueiro Vinda da Árvore
Data de Nascimento: 29 de fevereiro
Signo: Peixes
Tipo Sangüíneo: O
Idade: 17 anos
Mora com: a irmã Sakura e o pai Fujitaka
Cor: azul
Flor: Pessegueiro
Matéria preferida: Química
Matéria que não gosta: nenhuma
Comida preferida: bife
Comida que não gosta: ganmodoki
Clube Escolar: Futebol
Receita preferida: omelete com arroz frito
O que mais deseja: um novo par de tênis

Tsukishiro Yukito (????)
Significado do Nome: Coelho da Neve do Castelo da Lua
Data de Nascimento: 25 de dezembro
Signo: Capricórnio
Tipo Sangüíneo: AB
Idade: 17 anos
Mora com: os avós
Cor: branco
Flor: Prímula
Matéria preferida: Matemática
Matéria que não gosta: nenhuma
Comida preferida: todas
Comida que não gosta: nenhuma
Clube Escolar: Futebol
Receita preferida: curry

Clow Leed (???????)
Data de Nascimento: desconhecida
Símbolos: Sol e Lua
Atributos: Ying e Yang
Habilidades: grande poder mágico e de prever o futuro

Yue (??)
Símbolo: Lua
Função: Juiz
Elementos: Trevas, Vento e Água
Atributo: Ying (Trevas)
Escola de Magia: Oriental
Comida preferida: nenhuma (não come)
Hobby: dormir
Disfarce: Tsukishiro Yukito

Hiiragizawa Eriol (??????)
Significado do Nome: Vale Abençoado
Data de Nascimento: 23 de março
Signo: Áries
Tipo Sangüíneo: AB
Idade: 10 anos
Mora com: Nakuru e Suppi
Cor: preto
Flor: Cerejeira
Série Escolar: 4a. série
Matéria preferida: nenhuma
Matéria que não gosta: nenhuma
Comida preferida: doces
Comida que não gosta: nenhuma
Receita preferida: bolos
O que mais deseja: segredo…

Mangá

O mangá foi o início de tudo. Nele Sakura tem 12 anos. Aí já podemos observar uma diferença no traço, que no anime é um pouco mais infantil em relação ao original. Além disso, Sakura não perde todas as Cartas Clow após descobrir o livro mágico, restando-lhe duas: Windy (Vento) e Wood (Bosque). Ao longo dos volumes, a Card Captor captura mais 17 cartas: Jump (Salto), Fly (Alada), Watery (Água), Illusion (Ilusão), Flower (Flor), Sword (Espada), Thunder (Trovão), Shadow (Sombra), Mirror (Espelho), Shield (Escudo), Maze (Labirinto), Erase (Apagar), Glow (Brilho), Dark (Escuridão), Light (Luz), Firey (Fogo) e Earthy (Terra), totalizando apenas 19 cartas.
[inserir pluginzinho com as capas dos mangás] Sem dúvida algo que chama atenção em CCS são os deslumbrantes figurinos de Sakura sob autoria de Tomoyo. No mangá há toneladas de lindas roupas cheias de babados, laços, estrelas e muitas cores, para que os maiores fãs do talento e da criatividade das desenhistas do CLAMP possam se deliciar à vontade. Qualquer vestido de princesa depois das páginas do mangá de CCS vira fichinha…
Além dos mangás, as autoras lançaram uma extensa coletânea de imagens divididas em três maravilhosos Artbooks: Card Captor Sakura Illustrations Collection. (veja mais em Links)

Autoria CLAMP
Editora Kodansha
Publicação Revista Nakayoshi
ano 1996 a 2000
Volumes 12
Gênero Shoujo, Mahou Shoujo

No Brasil, o mangá de CCS foi licenciado e publicado pela Editora JBC de 2001 a 2002. As edições ficaram em formato “meio-tankouhon”, ou seja, o volume original foi dividido em dois na edição brasileira, totalizando 24 volumes.

Anime

No anime, o lado mais infantil dos personagens foi bem explorado no início, o que acabou contribuindo para que pudéssemos ver com nitidez o amadurecimento de cada um, especialmente dos protagonistas Card Captors. A diferença mais notável da versão animada é que o número de cartas aumentou de 19 no mangá para 52 no anime (excluindo-se as duas novas cartas do filme The Sealed Card), o mesmo número de cartas que há em um baralho tradicional. Muitos fãs da história original não gostaram dessa modificação, considerando muitas cartas como “inúteis”, pois algumas delas possuem poderes bem semelhantes aos de outras Cartas Clow, como por exemplo Mirror (Espelho) e Twin (Gêmeos), Rain (Chuva) ou Wave (Onda) e Watery (Água), etc. Além de que algumas cartas nem são mostradas quando capturadas ou transformadas em Cartas Sakura. Contudo, as novas cartas acrescentaram mais cenas de ação e aventura à trama, o que agradou muita gente.
Card Captor Sakura contou com 70 episódios distribuídos em três fases, e não duas como muitos pensam. Na primeira (Epi. 01 – 35), Sakura e Syaoran disputam a captura das Cartas Clow entre si, o que rende bons momentos de aventura. A segunda (Epi. 36 – 46) começa com o novo ano escolar de Sakura e seus amigos, onde temos a captura das últimas Cartas Clow e o julgamento do Juiz Yue para saber quem será o novo dono das Cartas e Mestre dos Guardiões. A terceira e última fase do anime (Epi. 47 – 70) retrata a saga da Card Captor para transformar todas as Cartas Clow em Cartas Sakura, e assim tornar-se sua nova e definitiva mestre mágica. Nesses últimos capítulos acompanhamos também as transformações amorosas dos personagens da trama.
A série contou ainda com duas produções animadas para o cinema. A primeira, produzida em 1999 e entitulada Card Captor Sakura The Movie, encaixa-se ao final da primeira fase do anime e conta a primeira viagem de Sakura e seus amigos a Hong Kong. Nessa história de muita aventura, conhecemos a família de Syaoran e presenciamos a captura da carta Arrow (Flecha). O segundo filme, Card Captor Sakura – The Sealed Card, produzido em 2000, conta o verdadeiro final da história: Syaoran e Meiling retornam ao Japão depois de dois anos, e Sakura reflete sobre seus sentimentos… Durante o filme, aparecem ainda duas novas cartas: Void (Vácuo) e Hope (Esperança). Somente o último filme foi dublado e lançado no Brasil em DVD, e ainda foi ao ar no canal por assinatura Cartoon Network, único detentor dos direitos do anime na época. (leia mais em Dublagem)
Além de tudo isso, foram lançados três especiais curtinhos entitulados ‘Tomoyo no Card Captor Sakura Katsuyaku Video Nikki!’ (O Diário em Vídeo da Card Captor Sakura por Tomoyo). São vídeos engraçadinhos da Tomoyo filmando a Sakura, espécies de documentários sobre o dia-a-dia da Card Captor ou curiosidades (um deles sobre as típicas mentiras do Yamazaki e o outro sobre a transformação das Cartas Clow). No primeiro deles, Tomoyo filma diversas cenas da Sakura, depois transformando o vídeo na abertura do anime! Tem também mais um vídeo especial, só com as confusões de Kero-chan e Suppi, que foi exibido ao final do segundo filme

Produtores CLAMP, Kodansha e NEP21
Diretor Asaka Morio
Coordenador Ookawa Nanase
Música Negishi Takayuki
Character Design Takahashi Kumiko e Mokona Apapa
Diretor de Arte Hariu Katsufumi
Gerentes de Produção Onishi Keisuke e Furuya Sawako
Produzido por Madhouse Studios
Exibição original NHK (1998 a 2000)
Episódios 70

No Brasil, o anime de CCS foi exibido em TV por assinatura pelos canais Cartoon Network (2000) e Boomerang (2006 e 2007) e na TV aberta pela Rede Globo (2001).

Frases Mágicas

Quem já assistiu CCS certamente mantém gravadas na memória as frases mágicas que Sakura recita a cada episódio. São marcas registradas da Card Captor. Quem assistiu à versão dublada do anime pode conferir que a adaptação feita às frases mágicas foi adequada e bem sutil.

Báculo do Selo
Yami no chikara wo himeshi kagi yo!
Shin no sugata wo ware no mae ni shimese!
Keiyaku no moto Sakura ga meijiru!
RIRIISU!

Chave que guarda o poder das trevas,
Mostre sua verdadeira forma diante de mim!
De acordo com este contrato, Sakura ordena!
Liberte-se!

Selando uma Carta Clow
Nanji no arubeki sugata ni modore!
KUROU KAADO!

Volte à verdadeira forma que merece
CartaClow!

Báculo da Estrela
Hoshi no chikara wo himeshi kagi yo!
Shin no sugata wo ware no mae ni shimese!
Keiyaku no moto, Sakura ga meijiru!
RIRIISU!

Chave que guarda o poder das estrelas,
Mostre sua verdadeira forma diante de mim!
De acordo com este contrato, Sakura ordena!
Liberte-se!

Mudando uma Carta Clow para Carta Sakura
KUROU no kurishu KAADO,
Fuurutsushigataite ima de kawaru anata nano haraji!
Sakura no nano motoni!

Carta criada por Clow,
Abandone sua velha forma e renasça!
Sob os poderes de Sakura!

Dubladores

  Seiyuu Dublador

 Kinomoto Sakura

 Tange Sakura

 Daniella Piquet

 Kinomoto Fujitaka

 Tanaka Hideyuki

 Francisco Brêtas

 Kinomoto Touya

 Seki Tomokazu

 Vagner Fagundes

 Kinomoto Nadeshiko

 Minaguchi Yuko

 Denise Simonetto

 Daidouji Tomoyo

 Iwao Junko

 Fernanda Bulara

 Daidouji Sonomi

 Itou Miki

 Denise Poptiz

 Tsukishiro Yukito / Yue

 Ogata Megumi

 Rodrigo Andreatto

 Mihara Chiharu

 Matsumoto Miwa

 Márcia Regina

 Yanigisawa Naoko

 Motoi Emi

 Melissa Garcia

 Sasaki Rika

 Kawakami Tomoko

 Priscila Concépcion

 Takashi Yamazaki

 Miyazaki Issei

 Rafael Meira

 Li Syaoran

 Kumai Motoko

 Fábio Lucindo

 Li Meiling

 Nogama Yukana

 Marisol Ribeiro

 Kero-chan

 Hisakawa Aya

 Ivo Roberto

 Kerberos

 Onosaka Masaya

 Ivo Roberto

 Clow Leed

 Hayashi Kazuo

 Luiz Antônio Lobue

 Kaho Mizuki

 Shinohara Emi

 Adriana Pissardini

 Hiiragizawa Eriol

 Sasaki Nozomu

 Thiago Longo

 Suppi

 Touma Yumi

 Tico Barioni

 Spinel Sun

 Konishi Katsuyuki

 Tico Barioni

 Akizuki Nakuru / RubyMoon

 Yuzuki Ryouka

 Raquel Marinho

 Matsumoto Maki  Mitsuishi Kotono  Denise Simonetto

No Japão, Card Captor Sakura contou com a participação de muitos Seiyuu famosos. Não podemos deixar de destacar uma participação especial das Sailors Hisakawa Aya (Mercury), Minaguchi Yuko (Saturn), Ogata Megumi (Uranus), Shinohara Emi (Jupiter) e Mitsuishi Kotono (Moon). Artistas consideradas como ícones da dublagem japonesa também marcaram presença nos filmes da série, como Hayashibara Megumi, Sakamoto Maaya e Inoue Kikuko.
No Brasil, o estúdio responsável pela dublagem do anime foi a BKS em 2000. Na época também dublando Sailor Moon, o estúdio estava em alta nos trabalhos com animes, apesar das críticas que todos já conhecemos. Na versão brasileira, também pudemos ouvir vozes conhecidas nos personagens de CCS, como as Sailors – coincidência ou não – Daniella Piquet (Moon), Fernanda Bulara (Jupiter), Denise Poptiz (Mars), Melissa Garcia (Mercury) e Márcia Regina (Neptune), alguns dubladores de Pokémon, como Fábio Lucindo (Ash), Rodrigo Andreatto (Gary) e Raquel Marinho (Oficial Jane), e o Cavaleiro Francisco Brêtas (Hyoga).
Em 2002 o Estúdio Gábia realizou a dublagem do segundo filme da série: Card Captor Sakura – The Sealed Card (A Carta Selada). Nesta dublagem, a dubladora da voz de Sakura mudou de Daniella Piquet para Marli Bortoletto. Parece familiar? Em Sailor Moon, também por troca do estúdio de dublagem, Marli foi substituída por Daniella no papel principal como Usagi. Até pareceu revanche… A voz de Marli deixou Sakura com um tom mais sério e mais maduro. Muitos fãs não gostaram da troca, mas outros já acham que Sakura ganhou uma voz apropriada à sua postura e aos sentimentos que demonstra nesse filme. Foi bom ver Marli de volta num anime de destaque, não acham?

Estúdio

O Estúdio CLAMP (????) atualmente é formado por quatro mangakas: Ookawa Nanase, Mokona Apapa, Nekoi Mikku e Igarashi Satsuki. Originalmente, o grupo era composto por doze integrantes, cujo primeiro trabalho foi RG Veda, publicado em 1989 na revista mensal Wings. Mas foi somente com Card Captor Sakura, em 1996, que as meninas do CLAMP conseguiram o sucesso e reconhecimento de seu trabalho. Hoje o estúdio já reúne mais de 30 trabalhos de autoria própria, além de diversas colaborações, desde o estilo shoujo ao shounen ou temas adultos, agradando a todo tipo de público. Alguns outros títulos de grande sucesso incluem X-1999, Angelic Layer, Magic Knight Rayearth, Chobits e os mais recentes xxHolic e Tsubasa Reservoir Chronicle (estes dois últimos mangás também contam com a participação do casal Sakura e Syaoran como personagens principais, além de Kero-chan, Tomoyo, Touya e Yukito em participações coadjuvantes).
Por ocasião do 15º aniversário do estúdio, as mangakas resolveram mudar seus nomes artísticos para Ookawa Ageha (????), Mokona (???), Nekoi Tsubaki (???) e Igarashi Satsuki (??????), respectivamente.

Links

Sites Oficiais:
 Estúdio CLAMP
   http://www.clamp-net.com/
 NHK TV
  http://www3.nhk.or.jp/anime/sakura/
 Mangás JBC
   http://www.mangasjbc.com.br/titulos/sakura-card-captors

Links para Download (em português)
 Kanshin Fansubs [LEGENDADO] [INCOMPLETO] http://www.kanshin.com.br/projetos/card-captors-sakura/
 Blog SCC Downloads [DUBLADO] [COMPLETO]    http://sakuradccdownloads.blogspot.com/

Galeria de Imagens
 Aethereality Gallery
   http://gallery.aethereality.net/list/series/20/