DVD Review #1

Saiba tudo sobre o Vol. 1 de Sailor Moon S!

Finalmente chegou o dia da resenha do primeiro volume de Sailor Moon S, lançado pela CD&DVD Factory. Como prometemos anteriormente, esperamos ter o DVD em mãos para não criarmos preconceito contra o produto, afinal, não se julga um livro pela capa, não é?

Então vamos ao que interessa!

Análise externa

O disco veio em estojo Amaray, do tipo Keepcase, que é a caixa comum de DVD. A arte da capa é focada na Sailor Moon e possui um apelo mais “cósmico”, bastante realçado com a impressão de qualidade. Na contra-capa, a sinopse  não apresenta erros de português ou relacionados à série. Os nomes são os brasileiros, mas grafados corretamente, e sem menção às “Sailor Moons”, o que já é uma enorme vantagem.

O estojo é transparente, mas não há arte interna. Uma pena, pois daria mais graça ao produto, por isso deixamos a dica para o segundo volume. O disco foi produzido pela Novodisc, tem superfície lisa e impressão satisfatória. A imagem é bem bonita, uma junção do “Moon Spiral Heart Attack” com o Milênio de Prata.

Show à parte é o pôster que acompanha o DVD! “Lindo de morrer, para qualquer colecionador babão ter um infarto”, como diz a Jamilly. Ele é uma imagem da protagonista pronta para atacar, feita com o traço do style guide italiano.

Impresso em papel couchê, no tamanho A3, esse ‘extra’ é muito melhor que pôsteres de revistas especializadas! E vamos combinar que há muito tempo não víamos pôsteres de Sailor Moon, o que para mim, é uma ótima pedida. (Nota pessoal: acho um pôster mais produtivo que cartões postais! Quem faz algo com isso?).

Nota: 9

Conteúdo

Como já sabíamos, o DVD vem somente com 3 episódios (correspondentes aos 90, 91 e 92, considerando todos os capítulos da série) e áudio em português dublado pela BKS, o que já gerou discussão em demasia, pois os fãs queriam a redublagem (T_T). Em contrapartida, os pontos positivos vão para o áudio japonês e as legendas em português, formatos inéditos em um produto de Sailor Moon no Brasil. Os episódios são integrais, ou seja, sem cortes em nenhuma das duas versões (português ou japonês), já que na exibição brasileira não houve nenhum tipo de censura.

Como bônus, vieram apenas a abertura brasileira (aquela da fase R com o símbolo da S no final) e o encerramento brasileiro do Heart Moving (aquela que apareceu em quase TODOS os episódios exibidos no Brasil, com exceção do último).

Nota: 7

Menu

Há três menus no DVD: o principal, o de escolha de episódios e o de escolha do áudio/legenda. A opção do bônus entra diretamente. Todos os menus possuem brilhos que vêm em direção à tela e um pequeno brilho no cetro da Sailor Moon, quando ele aparece.

A música é a da transformação da fase S e toca em todos os menus, algo que pode ficar um pouco irritante com o tempo. O menu foi muito bem feito, possui imagens da capa, da contra-capa e ainda uma imagem nova.

Em comparação a menus de outros lançamentos, acredito que não fica devendo em nada. Por exemplo, os menus dos DVDs italianos, apesar de terem opções de várias músicas, são estáticos e sem nenhuma inovação. Menus de lançamentos maiores, como Cavaleiros do Zodíaco ou mesmo alguns da Disney, apresentam o mesmo formato de poucas animações e de menus objetivos, por assim dizer.

Nota: 9

Estrutura dos Episódios

Todos tinham uma grande dúvida: afinal de contas, de que forma ficarão os episódios? Apesar de ser uma dúvida muito genérica, ela é mais normal do que se imagina, uma vez que Sailor Moon teve muitas adaptações na sua exibição pelo continente. Qual abertura, encerramento, músicas, entre uma infinidade de detalhes povoou a cabeça de todo mundo.

Os episódios possuem a abertura japonesa, algo muito positivo, já que usaram a matriz japonesa e apenas sincronizaram o áudio brasileiro em cima dela. Os encerramentos também são os japoneses: nos 2 primeiros episódios temos o Otome no Policy, da fase R, e no terceiro, Tuxedo Mirage.

No meio dos episódios há as vinhetas de comercial, assim como na versão japonesa, algo bem legal! Infelizmente, só faltaram os previews ao fim dos episódios. Essa parte não foi dublada no Brasil e provavelmente ficou de fora por essa razão, mas seria interessante se fossem extras em próximos lançamentos.

Uma curiosidade no áudio é que, quando se escolhe a versão brasileira, a música de abertura é a da versão BKS, mas as músicas de encerramento, por não terem suas versões brasileiras, continuaram sendo as japonesas. Um cuidado muito importante nesse caso, pois já não aguentávamos mais o padrão Heart Moving por aqui.

Nota: 9

Qualidade de áudio e vídeo

Outra questão que todos estavam receosos era quanto a qualidade de áudio e vídeo. O que está sendo lançado aqui é um DVD, então não adianta esperar a qualidade de um blu-ray na sua TV Full HD de 42 polegadas. Fora que sim, Sailor Moon é um desenho antigo. Alguém já percebeu que ele vai fazer 20 anos em 2012? Então tudo isso deve ser levado em conta.

Como dito pela empresa, as matrizes utilizadas foram as japonesas e ainda passaram por um processo de remasterização. Para avaliarmos melhor o que isso significa, vamos comparar com outros lançamentos em DVD de Sailor Moon, como o americano e o italiano, apesar do último não ser da mesma temporada.

A diferença de imagem entre o DVD americano e o DVD brasileiro é gritante. A nossa versão é bem mais nítida, possui cores e traços mais fortes.

Mais uma:

Já em comparação ao DVD italiano, pela cena de apresentação da primeira fase, não há muita diferença, embora a imagem brasileira esteja com a cor mais viva.

A qualidade de áudio acabou surpreendendo. Enquanto no DVD americano o áudio é mono, aqui o formato é Dolby Digital 2.0, tanto para o áudio japonês quanto para o português da BKS, que era criticado por parecer “dentro de uma caixa”.

Nota: 10

Legendas

Outro fator de medo era as adaptações que seriam utilizadas nas legendas. Os nomes foram mantidos no original, além de outros termos, como os ataques e as transformações.

Uma característica japonesa que mantiveram foi o uso dos honoríficos. O que pode parecer estranho para uns, é normal para outros. Os próprios profissionais da área, que se graduam e doutoram em Letras-Tradução divergem se estes termos devem ser adaptados ou não. Mas uma coisa é certa: manter os honoríficos não é regra, mas também não é erro. Cabe ao tradutor e ao cliente a decisão, dependendo do público alvo. Como o público também envolve fãs de Sailor Moon – colecionadores – manter os honoríficos foi uma tentativa válida. Alguém imagina a Usagi chamando o Mamoru de algo que não seja Mamo-chan? Mamo, Mamozinho…? Na minha opinião seria BEM brega.

Com relação à língua portuguesa, não há termos equivocados em relação à série ou à história, e o melhor, não é dub-legenda. As legendas só não receberam a nota máxima porque vimos um errinho de digitação. No mais, estão bem fiéis aos diálogos japoneses (de acordo com a nossa expert, LunaTsukino) e não há erro gramatical ou de sincronia.

Nota: 9

Conclusão e melhorias

O primeiro volume de Sailor Moon S foi muito bem produzido e toda a equipe do SOS Sailor Moon ficou bastante satisfeita. Esperamos que algumas melhorias apontadas nessa resenha ajudem a CD&DVD Factory a ter um produto cada vez melhor.

Melhorias

– Três episódios por DVD é pouco. Poderiam ser ao menos quatro. Apesar do DVD estar com quase sua totalidade ocupada (um DVD5 tem aproximadamente 4,7gb, este primeiro volume tem 4,3gb), um episódio a mais significaria perda de qualidade por aumento da compressão dos vídeos. Talvez a utilização de um DVD9 resolvesse o problema, mas no final, também depende dos termos aos quais o lançamento está amarrado pela Toei Animation.

– Arte interna para a capa.

– Extras mais interessantes.

Nota final: 8,8

Onde Comprar?

Para quem quiser conferir o DVD de pertinho, seguem os locais onde encontrá-lo:

Casa&Video – Link

Comix – Link

Livraria Cultura – Link

Livraria Saraiva – Link