avatar

26 de dezembro de 2016

Vamos ajudar! Fãs de Portugal pedem que Sailor Moon Crystal volte ao ar após censuras

15625666_1339418626079562_102621304569312744_o

Enquanto muitos reclamam de não conseguir sair de 2016, outros nem saíram dos anos 90!

Este é o caso do canal de tv português Biggs, que após sofrer diversas reclamações em sua página de Facebook devido aos cortes que fez nas cenas entre Haruka e Usagi e sobre as explicações do gênero de Sailor Uranus, retirou do ar a terceira temporada de Sailor Moon Crystal faltando 5 episódios para terminar.

Agora, os fãs de Sailor Moon em Portugal precisam da nossa ajuda! O site/parceiro Sailor Moon Portugal  está promovendo uma campanha para que todos coloquem a hashtag #QueremosSailorMoonCrystaldeVolta nos comentários das postagens do canal Biggs no Facebook. Para ajudar, acessem a página do canal: https://www.facebook.com/BIGGS/ e comentem com a hashtag.

 

L7ezoBM

Ajudar é muito importante para que nossos amigos portugueses possam conferir a série dublada sem censura, nosso grande sonho também. Cabe lembrar que em Portugal Sailor Moon nunca foi lançada em DVD e os fãs de lá apenas veem o anime dublado se transmitido pela tv. Além disso, é uma luta e atitude contra a homofobia e a falta de discussão sobre questões de gênero, uma vez que não há nada além de um beijo (praticamente um selinho) e explicações sobre o comportamento de Haruka, nada que nunca tenha sido exibido em uma rede de televisão.

É bom lembrar que em Portugal o casamento homoafetivo e a adoção de crianças por esses casais são permitidos, o que aumenta as margens de interpretação de censura por homofobia.

Entenda o caso:

O canal português Biggs foi o primeiro a exibir as duas primeiras temporadas de Sailor Moon Crystal fora do Japão. Após estrear em Novembro a terceira temporada, o canal censurou deliberadamente a cena do beijo entre Sailor Uranus e Sailor Moon. O corte gerou muitas críticase comentários de repúdio desta atitude na página do canal. Como se não fosse suficiente, as cenas que explicam sobre o gênero de Haruka também foram todas censuradas, gerando ainda mais comentários de revolta dos fãs na página do canal. Talvez como forma de evitar os cortes, o canal cogitou trocar a exibição da série para um horário à noite, mas repentinamente, retirou a série da sua grade de programação e não voltou a exibir mais, faltando apenas 5 episódios para terminar. Situação semelhante aconteceu com o anime Shin-chan, que também foi retirado do ar após o canal receber críticas dos fãs.  Veja as censuras que ocorreram nos vídeos abaixo:

2 Responses to “Vamos ajudar! Fãs de Portugal pedem que Sailor Moon Crystal volte ao ar após censuras”

  1. avatar Beatriz disse:

    Acho que deviam voltar a passar Sailor Moon Crystal, até pq eu não vi motivo pra censura e nem pra parar a exibição.

  2. avatar Chibi Rini disse:

    Não acho isso uma censura