26 de dezembro de 2016
Vamos ajudar! Fãs de Portugal pedem que Sailor Moon Crystal volte ao ar após censuras
Enquanto muitos reclamam de não conseguir sair de 2016, outros nem saíram dos anos 90!
Este é o caso do canal de tv português Biggs, que após sofrer diversas reclamações em sua página de Facebook devido aos cortes que fez nas cenas entre Haruka e Usagi e sobre as explicações do gênero de Sailor Uranus, retirou do ar a terceira temporada de Sailor Moon Crystal faltando 5 episódios para terminar.
Agora, os fãs de Sailor Moon em Portugal precisam da nossa ajuda! O site/parceiro Sailor Moon Portugal está promovendo uma campanha para que todos coloquem a hashtag #QueremosSailorMoonCrystaldeVolta nos comentários das postagens do canal Biggs no Facebook. Para ajudar, acessem a página do canal: https://www.facebook.com/BIGGS/ e comentem com a hashtag.
Ajudar é muito importante para que nossos amigos portugueses possam conferir a série dublada sem censura, nosso grande sonho também. Cabe lembrar que em Portugal Sailor Moon nunca foi lançada em DVD e os fãs de lá apenas veem o anime dublado se transmitido pela tv. Além disso, é uma luta e atitude contra a homofobia e a falta de discussão sobre questões de gênero, uma vez que não há nada além de um beijo (praticamente um selinho) e explicações sobre o comportamento de Haruka, nada que nunca tenha sido exibido em uma rede de televisão.
É bom lembrar que em Portugal o casamento homoafetivo e a adoção de crianças por esses casais são permitidos, o que aumenta as margens de interpretação de censura por homofobia.
Entenda o caso:
O canal português Biggs foi o primeiro a exibir as duas primeiras temporadas de Sailor Moon Crystal fora do Japão. Após estrear em Novembro a terceira temporada, o canal censurou deliberadamente a cena do beijo entre Sailor Uranus e Sailor Moon. O corte gerou muitas críticase comentários de repúdio desta atitude na página do canal. Como se não fosse suficiente, as cenas que explicam sobre o gênero de Haruka também foram todas censuradas, gerando ainda mais comentários de revolta dos fãs na página do canal. Talvez como forma de evitar os cortes, o canal cogitou trocar a exibição da série para um horário à noite, mas repentinamente, retirou a série da sua grade de programação e não voltou a exibir mais, faltando apenas 5 episódios para terminar. Situação semelhante aconteceu com o anime Shin-chan, que também foi retirado do ar após o canal receber críticas dos fãs. Veja as censuras que ocorreram nos vídeos abaixo:





























Acho que deviam voltar a passar Sailor Moon Crystal, até pq eu não vi motivo pra censura e nem pra parar a exibição.
Não acho isso uma censura