avatar

14 de abril de 2015

[SOS Review EXCLUSIVO] PROPLICA Crystal Star

star1

A versão PROPLICA do broche de Sailor Moon R – o Crystal Star –  começa a chegar aos moonies de todo o mundo a partir de 25 de abril. Imagina o tanto de gente gritando “pelo poder do cristal lunar, transformação” por aí? Pois é, a gente já fez isso! O SOS Sailor Moon Brasil colocou as mãos nessa belezinha reluzente, em uma parceria com a Bandai, para testar e fazer alguns comentários sobre o produto (estamos tremendo, Serenity!).

props

O Crystal Star é o terceiro lançamento da linha PROPLICA, de “property (prop) replica”, itens colecionáveis que recriam com precisão os acessórios utilizados pelos nossos heróis favoritos. Bishoujo Senshi Sailor Moon é o anime percussor desse formato, do qual foram inspirados os lançamentos do Moon Stick, em abril de 2014, e do Cutie Moon Rod, em outubro do mesmo ano.

Seis meses depois chegou a vez do Crystal Star brilhar em nossas mãos. O broche aparece pela primeira vez no Act 14, do mangá de Naoko Takeuchi e de Sailor Moon Crystal, e no episódio 51 de Sailor Moon R, segunda temporada do anime original dos anos 90. Ele foi dado de presente pela Rainha Serenity à filha para que ela se transformasse novamente em Sailor Moon após perder os poderes em batalha. Gritando “Moon Crystal Power Make up”, a princesa utiliza o Cristal de Prata para regressar como uma guerreira do amor e da justiça ainda mais forte!

star2

A magia desse lançamento começa já na embalagem. A luva branca com o nome holográfico estampado é um belo chamativo para o produto. O design delicado e lúdico da caixa propriamente dita, remete às caixas dos outros PROPLICAS e ao mesmo tempo dá um ar de “caixa de presente”.

star5

À primeira vista o que mais impressiona neste broche é a pintura, com cores vibrantes e de alta qualidade. A parte superior é ornada com a conhecida estrela em alto relevo e pedras que realmente parecem cristais, dando um ar de “joia” e ultrapassando o conceito de “brinquedo”, como os broches lançados nos anos 90.  Para completar a beleza externa, as cores da parte inferior também impressionam com o belo tom de rosa perolado.

star10

Ao abri-lo, as cores e delicadeza dos detalhes continuam chamando a atenção. Difícil saber para onde olhar, e difícil também de abrir. O encaixe da tampa é bem firme e não há nenhuma abertura extra na parte externa para ajudar a encaixar o dedo para abrir. Resta apelar e usar a unha para abrir ou ter muita paciência… mas vale a pena!

O espelho interior é menor que o do pó compacto lançado em 2013 e lembra o tamanho do broche lançado em 1993. As estrelas e luas da moldura são impressas e lembram aquelas estrelas fosforescentes de grudar no teto. Uma pena que essas não brilhem no escuro… fica a dica! Neste modelo o cristal interior é prateado e é feito do mesmo material do cristal que acompanha o Moon Stick. Os detalhes de fitas, estrelas e laço ao redor são em alto relevo destacando ainda mais a bela pintura dourada. E é ao redor do laço que ficam as discretas aberturas para os sons. Tão discretas que às primeira vista passam despercebidas.

star8

O cristal interno é muito mais do que decoração e serve como botão para ativar os sons e os poderes mágicos da transformação. O sistema de som é semelhante às duas versões anteriores e emite os sons das BGM do anime dos anos 90 com a mesma clareza e qualidade que ouvimos na TV. O volume é alto e é perceptível quando você segura o broche enquanto ele toca. Para completar a magia, o cristal é iluminado por LEDs que brilham intensamente em diversas cores, acompanhando o ritmo das 4 melodias.

star7b

São 2 modos de sons, A e B, conforme descrito no manual. O modo A, vermelho, toca a música de transformação, com direito à voz da dubladora Mitsuishi Kotono gritando a frase mágica, e a música de fundo da frase de apresentação. O modo B, azul, toca o barulho do broche e a música de transformação, dessa vez sem voz, para que você possa se sentir a própria Sailor Moon. Em cada modo, o 2º som é ativado pressionando o cristal por 3 segundos, como mostra o vídeo:

Além disso, para completar a brincadeira, a tampa com o espelho pode ser retirada do broche. É preciso fazer um pouco de força para puxar e desencaixar, e dá um pouquinho de medo de quebrar, mas com jeitinho sai. Diria que esse é o ponto fraco do produto e poderia ser facilmente resolvido se houvesse um botão no compartimento de pilhas que pudesse tornar o encaixe e desencaixe mais fácil. Mas apesar dessa dificuldade, a diversão final é garantida. Uma pecinha que fica guardada no compartimento das pilhas pode ser encaixada no lugar, completando a ilusão necessária durante o balé da transformação e purificação de inimigos.

star6

O compartimento de pilhas e os botões para ligar e trocar modos ficam na parte inferior do broche. Para abrir basta pressionar a marquinha em forma de lua crescente. Para funcionar, o broche é alimentado por 3 baterias do tipo LR44. Apesar do sistema de som, o broche é bem leve e, aliado ao tamanho, é perfeito para ficar confortavelmente na palma da mão. Esse é o menor dos PROPLICAS já lançados, com apenas 7,4 cm de diâmetro e 3,7 cm de altura.

star4b

Os broches de Sailor Moon sempre estiveram na lista de desejos dos fãs e colecionadores e a linha PROPLICA levou os broches a outro nível. A realidade é tamanha que fica difícil acreditar que você não pode se transformar de verdade. Particularmente, eu nunca fui muito fã do broche da fase R, mas a beleza do PROPLICA é tanta que ele conseguiu desbancar os cetros e já é o meu favorito entre os 3 produtos lançados nessa linha. O lado ruim é que fica difícil parar de brincar e de alimentar as expectativas para outros futuros broches! *-*

Se por acaso você ainda está na dúvida se vale a pena… VALE! Vale cada centavo!

Esse é o mais barato dentre os 3 PROPLICAS, com preço médio de 65 dólares. E deve chegar ao Brasil, importado pela Pizzi Toys, ainda em 2015. Se você não quiser esperar, pode encomendar o seu nos links das lojas Entertainment Earth e Amazon.

Para mais impressões e instruções de funcionamento do PROPLICA Crystal Star, veja nosso review em vídeo:

3 Responses to “[SOS Review EXCLUSIVO] PROPLICA Crystal Star”

  1. avatar tathianne disse:

    Eu so tenho 11 anos!!!! mesmo com essa idade amo de coração sailor moon e queriaa que um dia essa coisa maginifica fosse a vender no meu pais!!! ou pelo menos que a sailor moon cristal fosse dublada 🙁

  2. avatar sellene disse:

    Só acho paia que eles não tenham criado o broche com prendedor assim como um broche de verdade, ou seja, pq seria legal usa-lo como infeite da roupa, mas tenho uma dúvida, embora o primeiro broche não seja o mais bonito e legal, pq não fizeram um proplica dele? Pq para um colecionador ficaria faltando o primeiro e olha q já tenho os dois proplicas do moon stick e cutie moon rod, perfeitos, tô louco pra ter o Spiral Heart moon rod e os demais cetros.

  3. avatar marcelo disse:

    achei legal achei bacana que eles deram uma super melhorada que bacana , ali expres consigo compra-lo. isso foi uma pergunta nao acho interrogação dele !