12 de abril de 2011
No Brasil: Governo promove debate online sobre Classificação Indicativa
Olha só a preguiça para escrever – mas o assunto é importante, então vamos lá:
Em novembro passado, o Ministério da Justiça iniciou um debate público para discutir normas e critérios da classificação indicativa brasileira, aquela informação sobre a faixa etária que sempre aparece antes de filmes, de programas de televisão, de desenhos e em jogos, inclusive que determina quais horários são os mais adequados para a veiculação de programas a determinados públicos.
Todos podem contribuir até o dia 27 de abril expondo sua opinião acerca desse instrumento de regulamentação, com comentários, críticas, sugestões, opiniões e inquietações. Até mesmo você, jovem otaku. Para isso, basta acessar o site http://culturadigital.br/classind/ e se cadastrar no Fórum ou deixar seu comentário no Blog.
Sobre a importância dessa iniciativa, o Jbox falou muito bem:
Se você for otaku sensato e tiver um pingo de educação essa é a oportunidade pra que você possa expor pras pessoas certas o que você pensa a respeito dos mecanismos de
censuraclassificação indicativa atuais. Volta e meia o assunto “influência de alguma coisa nerd pode ter a culpa no comportamento do criminoso” volta à tona e surgem parlamentares, que se consideram paladinos da moral e dos bons costumes, com algum projeto de lei que causa revolta no público que consome cultura pop – seja japonesa ou não.
Acredito na mobilização para a transformação, mesmo em casos extremamente difíceis, como este. Se vai dar em alguma coisa? Sei lá. Talvez dê em pizza. Mas não custa tentar, não é?