avatar

2 de novembro de 2010

Destaque: Sandra Monte fala sobre Sailor Moon

As negociações sobre Sailor Moon continuam a passos de tartaruga no Brasil.  A previsão da Angelotti Licensing é que os contratos para a exibição e o lançamento de produtos referentes à primeira fase da série sejam assinados agora, em novembro.

Cerca de cinco estúdios de dublagem estão sendo cotados para trabalhar com a série. Quem decidirá é a Toei Animation, que ainda não bateu o martelo (sim, isso também deve ser decidido esse mês).

Enquanto a gente espera – e fazendo aquela pressãozinha básica para tudo dar certo -, vamos divulgar um vídeo bem interessante que foi publicado na semana passada pelo JBox.

A Sandríssima Monte, que lançou o livreto sobre a presença dos animês da TV brasileira, concedeu uma entrevista aos blogueiros sobre o mesmo tema. E adivinha: em uma das perguntas ela fala sobre Sailor Moon (como sempre, não muito otimista). Vale a pena conferir, apesar de a opinião dela ser totalmente contrária ao que nós queremos para o retorno de Sailor Moon no Brasil.

E por que vale a pena? Porque retoma, mais uma vez, a velha discussão: animês podem dar certo na TV brasileira, sejam os clássicos ou os mais novos? Se não dão, de quem é a culpa?

UPDATE: Queremos ouvir a opinião de vocês! E aí, vocês concordam com ela?

Eu, particularmente, concordo em alguns aspectos, discordo em outros. Acho difícil uma série mais antiga competir com séries mais novas no mercado. A animação, a linguagem, a tecnologia e o próprio público mudaram muito nas últimas décadas. Mas como vocês podem ver, o “clássico” está na modinha, tem seu glamour, e vem sendo usado muito sabiamente em diversos setores.

Entretanto, uma coisa é certa: a TV aberta é o principal canal para que uma série tenha a repercussão e os retornos desejados pelas empresas. Se nós, fãs de Sailor Moon, queremos que a série tenha o mínimo de sucesso por aqui, trazendo os produtos oficiais, precisaremos de uma transmissão legítima, séria e de qualidade. Ou só os DVDs na prateleira já são o suficiente…? Acho que não.

48 Responses to “Destaque: Sandra Monte fala sobre Sailor Moon”

  1. avatar TornadoBr disse:

    Ou, mancada postar um treco desse. A opinião da mulher é contra tudo que a campanha representa. Eu não acho o que ela disse interessante, eu acho o que ela disse um balde de agua fria, porque se ela acha que Sailor Moon vai ser um fiasco, chegando a comparar com Cavaleiros, tá tudo errado. Gente, de boa, me desculpem por dizer isso, mas pelo menos, eu, como fã, quero abrir o site do SOS e ler coisas legais. Olha vocês não precisam postar só coisas de Sailor Moon, postem sobre Heartcatch Precure, as notícias da Itália são bem legais de ler. Agora a opinião de uma mulher que acha que vai dar tudo errado, postar como interessante? Sinceramente, não dá. Me desculpem dizer, mas não dá.

    • avatar Clow-kun disse:

      Tornado e Milena, não acho que seja mancada.

      A fala dela sobre Sailor Moon é boa? Não. Mas faz sentido, é argumentativa? Sim.

      A ideia desse post é criar uma discussão sobre o assunto. O SOS é um site de Sailor Moon, mas não somos chapa branca, onde tudo sobre a série seja tratado às mil maravilhas.

      Queremos mostrar os dois lados dessa moeda existem e criar um espaço de discussão sobre o assunto. Vocês não concordam com a Sandra? Argumentem… o espaço está aí pra vocês.

  2. avatar Milena disse:

    Gente, vocês assistiram o vídeo antes de colocar no site? Ela simplesmente falou que não se deve trazer os clássicos dos animes para o Brasil, pois não há mais público-alvo para eles, dando o exemplo de Sailor Moon. Não é, assim, “um pouco” contraditório ao que vocês – com muito esforço – estão tentando fazer, TRAZER Sailor Moon de volta??? =_= Desculpa… mas o vídeo está indo totalmente na contramão da proposta do sossailormoon, não???

  3. avatar Milena disse:

    Sim, a fala dela é argumentativa. Assim como a fala de qualquer um que deixe de lado a “emoção de fã” e coloque fatos concretos. Mas em nenhum momento, no post de vocês, houve uma iniciativa para a discussão do assunto. Vocês apenas taxaram a entrevista como “interessante” mas não deram a brecha para as opiniões contrárias, por isso acabou gerando essa dúvida em mim e no tornado. Se tivessem colocado ao final as suas conclusões sobre o tema, teria ficado muito mais claro a iniciativa do site para a discussão, e até mesmo nos daria outra visão sobre o assunto. Porque, sinceramente, pra ver o vídeo e comentar o que todo mundo comenta apenas com base no que assistiu, eu faço na fonte – no jbox – não no sossailormoon. Gostaria de ver a opinião dos moderadores do site também (já que vocês próprios se colocoraram como “não-chapa branca”).
    Mas, enfim, cansei de dar ibope para essa “entrevista”. O que ela falou não é novidade nenhuma, pelo menos entre as pessoas com quem converso. Animes novos darão certo no Brasil? Pessoalmente, não creio. Vide caso do canal Animax. Anime só dá certo aqui no país (hoje, principalmente) quando consegue, ao mesmo tempo, atingir público infantil/juvenil e vender bugigangas. Vide Pokémon, Dragon Ball, Super 11 e o próprio Cavaleiros na época que foi exibido na Manchete. E uma parte dos culpados também são os otakus, que não compram os produtos licenciados (comprar depois de um tempo não ajuda, porque as empresas querem a compra no menor prazo possível, para contar com o lucro e pensar em trazer o resto), não dão ibope e raramente se unem em torno de alguma causa, seja para trazer o desenho ou para mudar o horário de exibição.

  4. avatar Milena disse:

    Ah, agooora eu vi o UPDATE ali no post. Se esse UPDATE estivesse desde o começo, a história seria outra….

  5. avatar Clow-kun disse:

    Antes tarde do que nunca, né Milena rs?

    Na verdade essa era a ideia do post, mas não ficou muito claro que queríamos essa discussão, my bad.

    De fato, achei a entrevista super interessante, por isso quis compartilhar aqui.

    Quando ela fala sobre Sailor Moon, a ideia principal é que a série não deve ser tratada como o carro-chefe de um programa infantil. Pode ser um tiro no pé? Pode. Mas se bem trabalhada, pode virar um sucesso. E o problema é esse e já tá dando rugas: ninguém aqui (empresas) se dispoe a fazer um trabalho bacana e os otakus não fazem nada, só reclamam no seu círculo de amizades… aí fica difícil.

  6. avatar Julia disse:

    Pra ser sincera, não gosto dos argumentos dela. Principalmente sobre Sailor Moon.
    Já tinha citado em outro site e vou repetir aqui, sobre a pirataria não concordo também, essa visão de que se o produto não tiver no Brasil não tem problema ser pirata.
    Esse não é o problema, o problema é a economia do nosso país, os produtos são extremamentes caros, inclusive os DVDs de animes por exemplo.
    Dragon Ball que vem na base de 3 episódios e custa o olho da cara.
    Não temos a economia balanciada, um salário mínimo horrivel, com impostos tão altos. Enquanto esses problemas existirem, também vai existir a pirataria.
    Em relação a Sailor Moon, é lógico que as coisas mudam a partir dos anos, mas eu vi Sailor Moon a muito tempo atrás e sou fã até hoje, sobre esse argumento dela eu vi uma falta de informação em relação a campanhas da volta de Sailor Moon e etc. É LÓGICO que já não é o mesmo número de fãs, mas que tem gente que gosta muito, e que tá esperando pela volta tem sim. Dragon Ball, CDZ, CCS, Rurouni Kenshin, YYH são animes que já passaram a um tempinho atrás e até hoje tem um público muito grande de fãs. Eu PREFIRO mil vezes os animes ”olds” do que os de hoje em dia.. E a única coisa que eu concordo com ela e que é algo MUITO ÓBVIO é a questão dos canais principalmente os abertos não saberem trabalhar com um anime. Isso é algo realmente complicado aqui.

  7. avatar Katarina disse:

    Hm. Eu não vi o vídeo (meu computador está super lento e o vídeo tem 10min ainda por cima) mas pelo o que eu li, a mulher disse que animes clássicos não possuem mais publico-alvo e por isso não devem ser tragos de volta, certo? (corrijam-me se eu estiver errada).
    Eu discordo totalmente. EU acho a muitos dos animes atuais chatos e com uma história pouco envolvente. Sim, há muitos que são muito bons (Death Note e Code Geass por exemplo). Acho que o que essa mulher falou é um absurdo. Animes clássicos podem SIM fazer sucesso novamente (Sailor Moon bombando na Itália é FATO!) só precisam de uma boa estratégia para fazer o produto vender.
    Mas para isso acontecer precisa da cooperação do público né. Como a Milena disse aí em cima, muitos otakus (ou qualquer outro fã) não compram os produtos licenciados, o que faz com que as empresas fiquem desmotivadas a investir em determinado anime. Aí sim, os animes clássicos (e até mesmo os mais atuais) serão destinados ao fracasso.
    Eu discordo totalmente com essa Sandra aí, animes clássicos podem sim ser um sucesso, assim como alguns animes novos podem ser um fracasso. Depende tudo da boa vontade dos investidores e dos consumidores. Se as empresas realmente vissem o potencial dos animes aqui no Brasil assim como elas veem o potencial de Ben 10 (nunca vi desenho mas chato, mas o que tem de produto aí no mercado é um absurdo! Bonecos, mochilas, carrinhos, relógios, tênis, roupas, como eu queria que tivesse tudo isso de sailor moon *-*) estaria tudo resolvido.

    Bom, é isso. ‘-‘
    beijos.

  8. avatar Roberto disse:

    O grande problema da Sandra (ja percebi a muito tempo) eh q ela acha que a opinião dela expressa a total verdade, e diga se de passagem ela eh beeem pessimista em relação a tudo. A Sandra nao entende que o “classico” está direcionado a um determinado publico (bem como bandas de rock da antiga, tem seus milhares de fãs cativos). Ela eh superconservadora e até obliqua, mesmo que diga o contrario, pois o novo pode sim conviver pacificamente como o antigo, alias, o novo raramente tras algo de criativo e de conteudo (geralmente são reenlatações de coisas ja lançadas). Ela vive falando sobre lançar na internet exibições de anime de forma oficial. isso eh totalmente fora de cogitação no nosso mercado, e la fora tb, já que eh um prato cheio pra pirataria copiar todo o stream e replicar tudo. Uma ideia fora de contexto no nosso Brasil. Aki, nossa realidade eh outra, não adianta se pensar como primeiro mundo.
    Dona Sandra, voce como jornalista está cansada de saber, que tudo eh questão de mídia. Sailor Moon tem todo o potencial, ja que nós sabemos que quem faz o produto eh a midia, e se a mídia fizer seu trabalho cai no gosto do publico facil, facil… agora não me venha com essa estoria de que o antigo não tem mais vez, isso eh papo conservadorista, de visão restrita. embra muito aqueles discursos da epoca da ditadura, pessimistas e restritivos.
    Qdo se lança um produto classico, ou qualquer coisa na tv aberta, se está fazendo um investimento, se pesquisa, se analisa o potencial do produto, vc sandra, acha que pessoas que fizeram tod esse projeto são incompetentes a ponto de estarem todas apostando errado? ou seria prepotencia sua achar que Sailor Moon “ja era”? O que eh o gosto do publico? Seja infantil ou adulto? O gosto infantil eh ainda muito mais facil de ser manobrado pela midia (veja Ben 10, um desenho que vai de nada a lugar algum, e faz sucesso), ora isso eh midia, estrategia… por isso faz sucesso, se formos comparar sailor Moon e Ben10, putz, nem dá pra traçar um paralelo.
    Um produto pode não ser bom e ser um sucesso… e vice versa. Cade a Britney, prometia ser o maximo, hoje nao está tão mais no auge mas tem seus milhares de fãs, e Madonna que taí até hoje, e vc acha que ela faz sucesso por ser loira dos olhos azuis, ou porque eh uma “excelente” cantora? Nem um nem outro… por força de midia, tatica, estrategia!
    Então antes de ser taaaão pessimista, procure rever certas coisas, antes de falar muito sobre algo que vc parece não conhecer tão bem… pois pelo seu discurso, acredito quevc se vale mais da sua idéia, conceito de sucesso, do que das diversas estrategiase taticas de mercado que realmente fazer um produto ser sucesso ou não.

  9. avatar Jamilly disse:

    Hum… tem certeza que querem que só postemos as notícias que convém para a campanha? Essa é uma das formas mais clássicas de manipulação de opinião pública. O SOS nunca fez questão de manipular a opinião dos fãs, nos fornecemos a verdade e vocês podem tirar suas próprias conclusões.

    Agora, como pessoa eu não gosto do que a Sandra escreve. Eu acho que a atitude dela pode ser realista, mas não causa bem nenhum ao fandom. Não é com esse discurso pessimista que você consegue mudar alguma coisa.

    Nesse caso discordo também. Como o país do Chaves pode dizer que um programa antigo e já reprissado não pode ser sucesso e carro chefe da programação?

  10. avatar sandra monte disse:

    Roberto,
    Não sou senhora da verdade. Apenas coloco claramente minhas opiniões, que muitas vezes, corroboram com de outras pessoas que não podem falar abertamente.

    Não concordo com praticamente nada do que você disse, especialmente em relação a internet. Mas é sua opinião e devemos respeitá-la.

    Quanto a Sailor Moon: não é prepotência minha achar nada. Em verdade, este é um termo pesado. O que acho é uma questão de opinião. Não é prepotência.

    Eu até gostaria de estar errada. Mas, por conta de minhas percepções, muitas das coisas que tenho dito têm dado certo.

    E nem tudo é uma questão de mídia. Basta lembramos de Kamen Rider Cavaleiro Dragão. Houve uma divulgação razoável. Houve produtos no mercado. Houve uma certo barulho. Era bom? Até era… Deu certo? Não.

    Então, nem tudo é uma questão de mídia. Nem tudo que é largamente divulgado da certo. Existe um “quê” , aquele algo de percepção de mercado, sociedade, enfim, um “quê” de percepção cultural que deve ser levado em conta.

    E sinceramente, não acho que há pesquisas como você acredita ter. Como eu disse: você acha que uma emissora colocaria no ar um Jornada nas Estrelas no lugar de um CSI? Desculpa, não.

    Você já olhou para as meninas da faixa etária que se quer alcançar? Então verá que tudo que elas gostam não tem a ver com desenho. Pq o “legal” na idade delas é Crespúculo e afins. Se não fosse, não faria suceso.

    Não sou contra exibições nem nada. Mas acho que o sucesso que se espera não vai acontecer. E isso é uma opinião minha. Não é uma verdade absoluta. E não é pessimismo. Como eu disse, certos produtos têm dado errado, para que outros deem muito certo…

    E que Sailor Moon venha… no mercado de DVDs! E com uma dublagem aceitável. Pq o “trabalhar” o título passa pelo mercado, mas passa antes, na dublagem.

    Sandra Monte
    http://www.papodebudega.com

  11. avatar TornadoBr disse:

    @Sandra

    Sailor Moon é um anime que ainda pode fazer sucesso nos dias de hoje. Tem temas que ainda valem nos dias de hoje como informática, fanatismo por música, tem até dois personagens gays. Se este tema for tratado com cuidado pode até passar uma mensagem bonita.

    Agora realmente, pegar o anime e passar na Band as 8 horas da manhã é condená-lo a inexistência e acho que o licenciador precisa pensar sobre isso no momento das negociações. Eu não acho que a Band seja o canal mais adequado para exibir Sailor Moon. Acho que deve passar em um canal com segmento infantil e a melhor opção que vejo é o SBT. Se tudo for muito bem amarrado, tem chances de fazer sucesso, sim.

    @Jamily

    Eu não quero que vocês postem só notícias relevantes a campanha. Talvez o que vocês precisem fazer é combinar uma política interna antes de postar algum material. Um revisa o texto do outro e dá um Ok. No caso da matéria com a Sandra Monte, não é legal para a campanha o que ela disse. Acho que o gancho da matéria não ficou muito legal. Como eu disse em um outro post, vocês podem postar tantas coisas legais como o que acontece na Itália, novidades sobre outros animes, eu usei Heartcatch como exemplo, podem postar curiosidades, reciclar temas antigos. Nossa, uma imensidão de coisas. Veja bem, não interprete isso que digo como uma crítica negativa, não é. Eu adoro o SOS, eu checo o site sempre, eu tou me divertindo no fórum. O que acontece é que tá faltando um apertão na engrenagem para experiência de todo mundo aqui no portal melhorar.

  12. avatar Roberto disse:

    Desculpe sandra, acho que peguei um pouco pesado, não contra vc pelo amor de Deus, mas qto a opinião 9temos direito de ter a nossa).
    Só não acho que vc possa prever o sucesso de algo ou não, ora quem apostaria em Cavaleiros na epoca da manchete? Quem apostaria em Tokusatsus naquela epoca, uma coisa q nem existia na tv? E deu certo, mesmo. cavaleiros deu certo sem fazer estardalhaço.
    E continuo achando que midia eh tudo sim, eh fator decisivo para sucesso. kamen Raider Dragon Knight era um enlatado americano baseado no japones. Black Kamen Raider e RX foram sucesso na tv e eram os originais japoneses!
    Continuo acreditando que se o canal aberto que exibir e os detentores ds direitos fizerem um investimento bem pensado e pesado (como vc costuma citar muito a Disney) terá tudo pra dar certo. Alias, estrategia e midia eh TUDO pra Disney lembra? E isso faz diferença, vc mesmo falou sobre isso a tempos atras lembra?
    Qto as meninas se vestirem como crepusculo, Sandra, claro neh? ninguem vai sair vestido como um anime, como se fosse cosplay, ora… como disse Crepusculo eh uma coisa sailor Moon eh outra, não trace essa comparação, o primeiro eh um filme de romance, excitante, com homens bonitos, vampiros (assunto da moda), namoro, disputas… Sailor Moon eh um desenho comico, pra distrair, narra a trajetoria da menina desajeitada mas guerreira. São dois universos distintos, em formatos distintos.
    Da mesma forma o publico masculino gosta menos de Crepusculo, do que de Sailor Moon, no meu meio os caras deteeestam Crepusculo hehehe. Ja muitos curtiram e curtem Sailor Moon. E alias Sailor Moon tem muitos fãs, homens e rapazes, caso vc não saiba.
    Eu costumo frequentar eventos de anime, em SP e na Baixada Santista, e eh grande o indice de pessoas que curtem animes, novos e antigos. Então não creio que vc esteja correta com relação de não haver espaço pra series antigas e etc e tal. E porfalar nisso eu NEM assisto CSI! Não sou maniaco compulsviso por novidades, porque nem tudo q eh novo presta, como ja disse.
    Ainda sobre internet, sinto muito mas eh a realidade, Nem Toei, nem TMS, nem ninguem que queira o bem de seus produtos visuais, vai lançar nada via stream na internet, ainda mais de graça, isso eh prato cheio pra pirataria, já filmam e ripam em cinemas, qto mais na internet!!!! Então Sandra, por enquanto isso eh apenas um sonho bom… Se a Disney faz isso lá fooora, ai eh um problema dela.
    Só acho que deveriamos parar de ser pessimistas ou tendenciosos e encararmos o mercado com mais realidade, o que eh bem planejado e bem divulgado está a varios passos mais perto do sucesso, do que algo que não se dá o menor valor, mesmo tendo potencial. Midia não eh deus, mas faz chover!

  13. avatar sandra monte disse:

    Olha, eu também me espantei quando vi este post.

    Mas, acho que o site quis, justamente, criar uma discussão sobre assunto. E mais importante, mostrar para quem deve que se os mesmos erros de CDZ forem cometidos com SM, o título estaria fadado ao fracasso.

    Bem, creio ser isso. Não me interpretem mal. Gosto de SM, CDZ e muitos animes antigos. Mas, como eu disse no final… não sou passional e vejo as coisas de um ponto de visto jornalístico e mercadológico.

    Sandra Monte
    http://www.papodebudega.com

  14. avatar Clow-kun disse:

    Exato pessoal…

    Não são só os fãs de Sailor Moon que visitam o site.

    Esse tipo de discussão é pertinente para que possamos trilhar o melhor caminho no retorno de Moon ao Brasil. E para isso precisamos enxergar a série como um produto, analisar todos os cenários, discutir, argumentar. Acho que a contribuição da Sandra e de todos vocês, em certos pontos, é valiosa nesse sentido.

    Prefiro muito mais todo mundo fora da sua caixinha de sossego do que cada um ficar no seu quadrado.

  15. avatar Milena disse:

    @Jamily Bem, como afirmei nos meus primeiros comentários, havia achado estranho a matéria ter caído no site porque não havia o gancho para a discussão do assunto, ela apenas “constava”. Com a reescrita do Tio-Clow e o update, a intenção da matéria ficou beeeeeeem clara, aí sem problemas. Dando o gancho certo, pode colocar até notinha falando que tem mensagem nazista em Sailor Moon… (tô zoando, já aviso…)

  16. avatar Roberto disse:

    Eu sinceramente espero que Sailor Moon tenha um devido tratamento (como na Italia), e que não se façam “brincadeiras” com o anime, como horarios absurdos e variantes, cortes desmedidos, falta de chamadas na programação, exibições fora de blocos especificos, tudo isso “mata” qualquer programa. Eh preciso que a emissora esteja comprometida a “fazer valer”, como era na Manchete. Acredito que o melhor horario seja no fim da tarde, com certeza, alunos devolta da escola, pessoal devolta do trabalho, nada de novelas ou programas noturnos pra concorrer, tv de casa livre, nivel de censura mais toleravel… o horario da tarde tem todo um atrativo para a exibição; de manhã cedo eh suicidio!!!
    E olha que ainda nem citei a famosa discussão “dublagem”…

  17. avatar TornadoBr disse:

    Uma grande prova de que Sailor Moon pode sim ser sucesso novamente é o que acontece na Itália. O modelo a se seguir de como tratar o produto está diante dos olhos do licenciador. Cabe a ele seguir esse modelo e quem sabe adicionar toques interessantes. O pessoal do SOS está de olho e nós fãs também.

  18. avatar julio disse:

    sinceramente, concordo com a sandra, sei que a verdade doi, o publico que sailor moon é destinado ( garotas) quase nem existe(aqui no brasil), até porque , já é dificil encontrar alguma garota que goste de animes, e outro quando tem não são muito fãs de shoujo…… , aposto que as divulgaçoes tambem serão feitos pelas coxas, e alguma criança de hj (geração ben 10,bakugan e derivados) pode até ver sailor moon, mais aposto que não irão se interessar, mesmo se forem se informar como foi a exibição no passado( epoca da manchete e cartoon)( sei porque tenho primas e primos que quando assisto sailor moon e sakura card captors no dvd ou no pc perguntam que “desenho” é ese eu falo e elas ficam uns minutos, mais depois resmungam que é muito chato….) posso até estar errado, eu realmente espero que sailor moon faça sucesso, sei que não será igual a italia, mas fazer o quê?

  19. avatar Roberto disse:

    Nossa, mais um pessimista entrando na onda da Sandra. Julio vc nao pode se basear nas suas primas e primos, ´pois se for assim tenho diversos AMIGOS homens ja que curtem o desenho, como eu q tenho 33 anos. Ninguem aki eh guru pra prever a falha de Sailor Moon sem mesmo q a serie tenha sido lançada. e alias aqueles que estão trazendo sailor Moon pro Brasil (e não são qualquer um), graças a Deus eles não partilham da mesma ideia pessimista que vc e a Sandra tem em relação a animes antigos, ou até mesmo aos animes em geral. To torcendo e tenho certeza de que Sailor Moon tem potencial se bem trabalhado.

  20. avatar Roy Mustang disse:

    A homosexualidade vai ter
    que ser cortada sim , aceitem
    isso se quiserem ver SM na tv
    de novo!

  21. avatar pHantasma disse:

    Eu concordo com a Jam em um ponto, como o país do Chaves pode falar que clássicos não vingam? Se alguém me der uma explicação para o fenômeno Chaves, tudo bem, mas até então, para mim também é uma questão de trabalhar BEM o conteúdo! Simples! Mídia é tudo no final das contas! Chaves se mantém até hoje e sabemos que o Homem do Baú não hesitaria em tirá-lo do ar se não desse audiência. E quer algo mais mal produzido, com história pobre e com imagem velha do que Chaves?

    Mesmo assim as menininhas do Crepúsculo e os menininhos (tb pq SM tb atinge meninos) estão vendo Chaves e consumindo tb, afinal existem produtos do Chaves (desenho, claro) e o desenho até passa ou vai passar no CN!

    As meninas de hoje podem gostar de bandinhas e Crespúsculo, mas diferente do que falaram, elas tb gostam de anime SIM, vide os eventos que são cheios! Tudo isso é público mal explorado. Em um bom horário, SM ganharia um novo público, com certeza! A geração mudou e o que deve mudar é a forma com que deve ser atingida e isso não quer dizer que certos produtos não agradaria essa geração.

    Dessa forma temos dois nichos, os dos saudosistas, que já garantem um bom retorno e um público novo que pode surgir. Na Itália, SM teve uma exibição mto porca da primeira vez, e agora está tendo mais respeito e se for pensar, lá é o mesmo caso daqui, em relação ao tempo. Lá tem menininhas do Crespúsculo (lembrando q isso é fenômeno mundial) que estão dando audiência e retorno satisfatório com relação a SM. Agora, será que é culpa MESMO do público, ou do mal trabalho de mídia realizado aqui?

    Pessoas são pessoas em qualquer lugar, por isso que não dá p entender q a culpa são delas qdo o assunto é X e a culpa não é delas qdo o assunto é Y.

  22. avatar Ercy disse:

    O que a Sandra disse faz bastante sentido. Apesar disso, espero que tudo dê certo pra Sailor Moon, de alguma forma.

  23. avatar Roberto disse:

    Sandra, entedo seu ponto de vista, mas discordo e provo o qto vc está errada: Cavaleiros eh de 1986, da epoca do rock 80, tem um apelo bem anos 80, como vc explica o fato de ter estourado no Brasil em 1996? Sua teoria levaria cavaleiros a falencia antes de ter sido lançado. Logo, minha cara, eh vc quem diz que o que ja passou nao volta mais. E qto as adolescentes preferirem Crepusculo, volto a dizer adolescentes preferem o que a mídia jogar pra eles com marketing bem estrategico. Ora vc trabalha a dez anos (como disse) então sabe do que falo, a mídia impoe sua vontade ainda mais aki no Brasil onde como disse o Matchela, os adolescentes em geral tem preguiça de pensar, de ler, de questionar, aceitam tudo q a Disney e etc mandam, a maioria, como vc diz, que gosta disso, eh pura massa de manobra!
    Sandra, por isso não vejo muita logica. Porque se a Disney comprar Sailor Moon e relançar, com certeza seria sucesso. Então nao venha me dizer sobre isso. Power rangers eh um reenlatamento e faz sucesso por isso, marketing e industria poderosa por tras.
    Logo o problema não está nos animes, mas na agressividade de marketing q deveria promeve-los.
    Nada a ver q algo que passou nao tem espaço. Vc citou Jornada nas estrelas, vc ja reparou qtos milhares de fãs ao redor do mundo a Serie da decada de 60 tem? Só pra citar, e alias a serie esteve por decadas desde os 80 aos 90, presente na tv aberta, em horarios como 18h e etc, e nao só eles mas Jeannie, a Feiticeira… agora vc diz que não há espaço pro antigo?
    Nao concordo mesmo. E continuo achando que sua visão eh beem pessimista em relação aos animes. Ora. Acho que julgar algo antes que saia eh um tanto temerario de sua parte. Na Italia de certo, porque foi bem planejado isso vc nao ve nao eh?
    Outra coisa que discordo plenamente eh que vc acha que apenas o grupo feminino de 07 a 12 anos seria o publico alvo de SM. Qdo muito garotos e rapazes asistirão.
    Voce qustiona muitos fatos mas uns vc parece omitir-se de comentar, citei varias coisas no meu comentario e vc nem ai. Comentou apenas o q poderia vc argumentar.
    E qto aos produtores que trarão Sailor Moon pro Brasil, o q vc diz?Vc acha que eles não pensaram em nada disso sandra?Acha que simplesmente acordaram de manha e falaram “vamos trazer Sailor Moon devolta”? Então? Acha isso mesmo?
    Ora nao vamos julgar algo antes dos fatos, nem vamos enterrar ao antes de ter certeza. Pois eu acredito e muito em Sailor Moon, e eh acreditar em algo que faz algo dar certo Sandra. Alias vc lançaria seu livro crendo que não daria certo? Vc deixaria de lançar por varias pessoas dizerem que não estão interessadas nele? Me responda isso Sandra? Então, pense um pouco sobre isso. Não eh porque muitos falam que se tem a realidade de algo. Diziam tanto que a Marina nao era nada e olha só onde ela chegou…. então, pare, olhe e repense nisso.

  24. avatar Etti disse:

    Serei sincera, realista e fã ao mesmo tempo: o público alvo pro qual Sailor Moon é destinado, HOJE, realmente não irá ser o promotor do sucesso no relançamento da série no país. Existirão aqueles que curtirão a série? COM CERTEZA! Mas acho que conforme o tempo passa, esse público vai sendo seduzido cada vez mais por desenhos e animes de qualidade questionável, mas que possuem uma linguagem e visual que são pertinentes a sua geração. Sailor Moon é um anime de 1992 gente! Eu lembro que quando o traço do desenho mudava eu detestava, pois a qualidade da animação parecia ficar bem inferior aos demais…

    As chances de reduzir um possível “novo fracasso” da série no país está nas mãos das pessoas envolvidas com seu retorno. A Toei precisa escolher uma empresa de dublagem decente que não tenha picuinhas com profissionais do ramo (vide caso DBKAI na BKS) a fim de que a maioria dos dubladores prediletos dos fãs possam reencarnar nossas guerreiras.

    A Dubladora escolhida, tambem precisa dar espaço pra pessoas que ENTENDEM MESMO DA SÉRIE colaborar no processo todo para evitar erros bobos no processo de adaptação e dublagem. Ai recaímos na discussão do Nelson Machado que não enxerga os fãs como uma ferramenta de auxílio para realização de um trabalho de dublagem campeão…

    Outra parte importante: a emissora. Sinceramente, acho que a Globo é o canal sonho de toda empresa pra “anunciar” o desenho do produto que vai lançar. Mas sabemos, como fãs, que a Globo possui seus padrões engessados na programaçao e Sailor Moon lá seria um suicidio – ainda mais concorrendo com as 3 Espiãs D+, desenho que é “atual” pra geração de fãs que queríamos que apreciasse Sailor Moon como nós fizemos em 1996 quando a série estreou na Manchete…

    A Rede TV! tem deficiências na transmissão (tem cidades em que só passa Pokémon do Tv Kids…), mais HOJE é a única emissora que possui uma faixa fixa para esse tipo de programas. Mesmo assim, seria um risco; mas por outro lado, pra Rede TV! qualquer 3 pontos de Ibope já é comemoração. Logo, tendo episódios inéditos, creio que a emissora continuaria exibindo – como estão fazendo com Pokémon.

    A Band, possui interesse, mas o tratamento que está dando para Os Cavaleiros do Zodíaco deixa qualquer um assustado. Sailor Moon 8 da manhã não vai vingar no país de forma alguma.

    SBT tem inúmeras produções mais modernas e consolidadas no gosto do público e Sailor Moon seria algo “retrô” demais pra passar na hora do almoço ao lado de Naruto ou Blue Dragon. Sejamos francos: só fã iria assistir a série…

    Record… Bem… Essa emissora já teve Sailor Moon no passado e sabemos que não seria uma boa.

    Então o cenário atual pro retorno de Sailor Moon no Brasil é preocupante pois sem uma harmonia entre dublagem e exibição, poderemos esperar por um novo fracasso comercial.

    Sim, fracasso comercial: Sailor Moon não voltou na Itália pra agradar aos fãs. Voltou pra emplacar o maior número de licenças possíveis no mercado europeu e está conseguindo fazer isso com honra e mérito. Quando pensamos no lançamento de um anime, aprendi que devemos pensar no êxito comercial do mesmo. Se não existir, os fãs que se danem!

    O retorno da série nos aos 2000, via Cartoon Network não tinha um objetivo como esse. Logo, foi exibida ate o final. Mas na TV aberta, sem audiência, sairá do ar e sem empresas interessadas na marca, não haverá interesse de quem esta trazendo a série de lançar mais temporadas.

    Temos então dois novos pontos de tensão: audiência e licencimento.

    Não estou sendo pessimista com absolutamente nada: adoro Sailor Moon, mas estou analisando a coisa apenas expressando argumento de fatos que a Sandra – fazendo suas comparações – deixou muita gente descontente.

    SE a Toei tomasse vergonha na cara, poderia relançar Sailor Moon (fazendo uma espécie de remake, baseada na MANGÁ) no mercado mundial e com certeza teríamos um anime MODERNO de sucesso em diversas partes do mundo.

    Não sei o que dá na cabeça dos japoneses para não “reinventarem” Sailor Moon pro mercado. Até mesmo uma versão “KAI” como de DBZ seria interessante de ser comercializada e mais atraente.

    Li pessoas comentando sobre “homosexualidade” que existe na série. Gente… isso vai dar um BAFÃO só! Não há muita sutileza em algumas cenas entre Haruka e Michiru e as Sailors Star Lights dariam um nó na cabeça da criançada que idolata a Hanna Montana – como assim mulheres que se disfaçam de homens e um homem que é uma mulher se apaixona pela Sailor Moon???

    Termino por aqui… Sei que as pessoas não entenderão muito o que digo, mas antes de me rotularem de pessimista; deixem um pouco o lado fã de lado e observem o mundo a sua volta. Sailor Moon já teve tempos melhores para realmente fazer sucesso no Brasil. Não dependerá só da gente que acessa o site. Aliás, quantas pessoas acessa o site diariamente? Mais de 3000 pessoas??? Acho que 1 ponto de Ibope é = a esse numero de telespectadores (podem me corrigir se eu estiver errada). E só uma coisa: não adianta vc deixar sua tv ligada. Tem que tem o aparelinho do Ibope conectado na TV…

    Ih… Mais uma discussão: a medição do Ibope dos programas de TV realmente deve ser levada em conta como realista? Hum… Entendi agora porque a Sandra falou de “exibição por internet” =/.

  25. avatar julio disse:

    @Roberto

    não é questão de pessimismo, só estou sendo real cara, não me baseio pelas minhas primas. gosto muito de sailor moon, mais eu creio que não vai vingar, sei que a maior parte da audiencia sera de nós( fãs) e olhe lá, se passar na tv aberta nem poderei assistir( trabalho de manha e de tarde,e quando acaba o expediente tenho que ir correndo pra facul…..) e somente a audiencia dos fãs não será suficiente, outra coisa, não adianta nada ficarmos sonhando que sailor moon no brasil será mil maravilhas e que tera o tratamento que merece( como na italia) porque não será e TODOS sabemos disso, até porque as empresas se dedicam mais nos lixos norte americanos, porque creio eu que a licensa para produtos deve ser mais barato….

  26. avatar Roberto disse:

    Sandra, tudo tem de ter otimismo pra ser lançado, ja pensou se dissessem que seu livro não venderia, porque no Brasil ninguem gosta de ler? E que o assunto q vc abordou não eh interessante? Vc lançaria algo ja sabendo que não iria dar certo? Deixaria de lançar porque a maioria não compraria, ou porque disseram pra vc que não teria a menor chance? Pois eh, quem lança Sailor Moon no Brasil tem otimismo de que tudo de certo, e isso sim eh o q devemos ter em mente antes de detonar algo q nem foi lançado. Repense nisso.

  27. avatar Roberto disse:

    Eh Gente, vejam aí, pessimismo eh contagioso… hehehe. Na Italia deu certo, e seriam as meninas de lá menos modernas q as daki? pelo contrario lá as meninas tem um nivel muito melhor, de vida, de educação, de tudo. Aki, só se pensa obstusamente. por isso o pessimismo toma conta de algumas pessoas que não tem uma mente mais aberta e não ve variações no mercad, apenas querem mais e mais enlatados…. pra deixar a mente das pessoas cada vez mais obtusas.
    Eu creio que no mercado brasileiro há espaço pra tudo, seja pro novo, pro velho, pro diferente… mas mentes são mentes… abertas, ou fechadas… ainda bem que o Sr Angelotti teve uma mente aberta, e não fechada como algumas pessoas insistem em ter.

  28. avatar Emmanuel disse:

    Acho que isso não tem nada a ver! Se colocarem ambos animes de uma vez na tv Sailo Moon e Pretty fresh cure,no mesmo canal,exemplo Globo(porque lá há sucesso absoluto- todos nós sabemos), vocês acham que as crianças irão gostar mais do que? Pretty Cure? Claro que não! A história é muito fraca e muito infantil e muito repetitiva! Nem se compara a Sailor Moon,desculpa sei que tem moderadores aqui do site que cure essa série,eu assiste e não gostei. Fraquissima! (Minha opinião)
    Acho que se remasterizassem a imagem ficaria perfeito como novo, sem falar no aúdio com uma nova dublagem vinda de um dvd,perfeita não?
    Se for bem comercializado claro que fica famoso!
    Sei que na Globo é impossível, mas SBT é um canal que lança séries e animes também, sem falar que Naruto( anime mais famoso atualmente entre crianças e jovens – público masculnio e feminino) sem falar do BEN10 é um desenho fraco,e mesmo assim faz sucesso.
    Com fama,sucesso e um bom canal = mais produtos… já disse isso… 🙁 rs

  29. avatar roy mustang disse:

    Também tem que se considerar que diferente
    de Dragon Ball animes e semianimes de heroinas
    tem mais dificuldade de emplacar!Meninas Superpoderosas Z
    as vezes dava bom ibope no sbt , mas por não ter audiencia
    tão estável quanto Naruto e Ben 10 saiu do ar !E ninguém quis
    comprar Pretty Cure!

  30. avatar sandra monte disse:

    Roberto, nem sempre a mídia consegue impor o que quer.

    Se fosse assim, o filme de Speed Racer teria feito sucesso.

    E sem a grande mídia, “Como Treinar o Seu Dragão” foi um êxito absoluto.

    Me desculpa, não há espaço para Jornada nas Estrelas mais não. Você está esquecendo que há contextos diferentes para todos os tempos.
    Estas séries passam em TVs pouco representativas. Tiveram alguma audiência. Sim. Mas hoje, a Record tiraria CSI do ar para colocar Jornada só pq tem um monte de fãs?

    Sobre CDZ. Este anime, quando veio, era algo tão novo, tão novo em relação a tudo o que tínhamos, que a estética ajudou aa fazer sucesso. Mas não foi só isso. Escrevi todos os motivos do êxito de CDZ no meu livro. Comprem (momento merchan)!!!

    Em relação a Itália, desculpe-me. É outra sociedade, outro estilo de vida, outra cultura. Lá, praticamente qualquer shoujo que se lance, dá certo. É da cultura mangática de lá curtir shoujos.

    Você tem o direito a discordar de mim. Mas, eu tenho total direito a crer que SM será um fiasco. E entenda, acho que será um fiasco para o que querem fazer, querem que tenha um sucesso dos anos 90. Querem que tenha audiência e coisas do tipo…
    Querem vender todo tipo de produto e querem passar a ideia de que meia dúzia de fãs podem mudar a estrutura de uma televisão como a Band, que pôe e tira o que ela quer na hora que ela quer… E ela tira e pôe o que quer se dá ou não audiência…

    E sobre a Disney hipoteticamente comprar SM… Sério, nem hipoteticamente a Disney compraria. Sabe pq? Pq a Disney tem um tipo de política em que se o título fosse dela, ela não se daria o trabalho de reviver algo que a Disney julga antigo. É uma política da empresa.

    Estão dando uma nova cara para o coelho Oswald e para o Mickey nos games justamente para não vincular a imagem dos personagens com algo “velho”…

    E por fim, se a Disney realmente comprasse SM e mudasse sua política e fizesse um mega merchan… daí poderia fazer sucesso. Mas, entremos em outro problema. Existe Disney no Brasil. E não existe nenhuma empresa japonesa de entretenimento no Brasil. O que é outro grande erro.

    Pq nem mesmo os japas do entretenimento acreditam em nosso mercado. Se acreditassem teriam entrado aqui como as empresas automotivas entraram.

    O que é antigo pode sim ter êxito. Mas não da forma como acham que terá. Não será um novo mega hit. É só isso.

    Você mudou minha ideia? Não. E nem eu mudarei a sua. Enfim… espero ter deixado mais ou menos claro o que digo.

    Eu já disse, sou otimista, mas com os títulos que podem ser positivos do ponto de vista comercial, pegando TODO o contexto que os envolvem. No momento, não há um contexto em nossa cultura tão favorável aos animes assim. É uma pena.

    Sandra Monte
    http://www.papodebudega.com
    PS: lancei sim meu livro crendo que poderia dar errado. Pq sei que muita gente me odeia o suficiente para fazer propaganda contra. Mas, lancei pq acredito que uma alma ou outra pode parar e pensar seriamente nas coisas como elas são, sem romantismos. E que, esta uma alma ou outra pode se interesse em me contradizer e escrever seu próprio livro.
    Se alguém fizer isso, será positivo, pois nosso mercado precisa de pesquisadores, e não somente amantes da cultura japonesa…

  31. avatar Roberto disse:

    Então Sandra, quem lançara sailor Moon está tendo o mesmo otimisto de que falei. Entende agora? E qto a disbney e sailor Moon, bem vc sabe q foi comparação, mas deu uma margem totalmente adversa do q disse. cavaleiros foi lançado na tv aberta e agora itra para sua terceira exibição, e vc não respode: Acha que ninguem pensou sobre Sailor Moon, que acordaram pela ,manhã e decidiram simplesmente lançar? logo eh igual a estrategia do seu livro. Sóm se lança algo se alguem acredita no potencial, e pessoas importantes e de peso no mercado acreditam… e o q vc diz qto a isso? Que tão tolos?
    Italia eh um outro mundo sim, mais evoluido… pois aki a mente das pessoas eh bem restrita e pessimista. Sandra devemos lutar pra mudar isso no Brasil, não ficar ai pessimistas, assim o anime nunca ter´´a vez, vc parece que nem gosta de animes, observa tudo de fora. pra mudar a ideologia de uma sociedade eh preciso se envolver, ser passional, estar dentro… como fizeram pra acabar com a ditadura e a censura… e nao ficar só “o mercado nao aceita, o mercado nao aceita” , ” a maioria nao quer, a maioria nao quer”;;; sabe, exploda a maioria… vamos nos mudar. O Brasil tem milhares de fãs de animes e isso eu sei pois frequento todos os eventos.
    Logo se eu fosse pessimista te diria, que “sem ler”, seu livro deve detonar os animes e não trazer uma mensagem bacana. Pois eh temerario de minha parte dizer isso não? pois nao sei como ira as vendas, não li, nao sei… então vc deveria esperar para depois falar sobre o “fiasco que vc acha” de Sailor Moon. Ora ja pela sua ideologia em nao compraria seu livro.
    Vc faz umas comparaçoes absurdas caraca, quem falou em tirar CSI para por Jornada… putz nada a ver… são coisas diferentes, assim como ninguem vai tirar Naruto pra por SM, Sailor Moon deve ter um horario especifico… as vezes vc usa umas taticas meio destoantes…
    A Disney dominar aki eh só o reflexo de nossa adolescencia, repito, não se interessar em livros, em pensar, em analisar, são massa de manobra.
    E se Speedy racer não deu certo foi uma excessão, nem gosto da tematica do filme, mas fui ver… ora… isso não arrasa em nada a maxima “Midia e marketing são tudo”, porque são, quer vc queira ou nao, as empresas, seja Disney e mais lá o q for precisam de Midia e Marketing SEMPRE!!! e vc nao muda isso.
    mercado automotivo Sandra eh outra coisa q nao tem nada a ver com Sailor Moon… outra analise fora de contexto. Existe uma quantidade consideravel de tokusatsus e animes lançados em anime no Brasil, tenho praticamente tudo.
    E acredito sim, na paixão de fã, pois como ja disse eh esse amor, essa vontade, que faz uma epoca mudar, em qualquer area cultural, cientifica, moral… Então repito, vamos todos deixar de sermos pessimistas e parar de sabotar Sailor Moon, que nem foi lançada e ja querem enterrar…

  32. avatar sandra monte disse:

    Roberto,
    Há coisas que não respondo pq simplesmente é difícil ler tudo o que vc escreve. Trabalho, escrevo para meu site, escrevo para outros sites… Não tenho lá muito tempo para responder algo tão grande assim…
    É um pouco difícil acompnhar tudo e ter que me “defender” em 500 sites ao mesmo tempo…

    CDZ vai para sua tericeira exibição pq a TOEI NÃO TEM o que vender. É uma insistência tola. Decidiram pq não conseguem vender One Piece, por exemplo. Então ainda vendem o que dá para vender…

    Você está vendo a mulecada falar de CDZ hoje em dia? Não. Como eu disse: os fãs anigos já compraram os DVDs, os novos ou estão na escola, ou se CDZ passasse no horário de Naruto ou Ben 10, a galera veria Naruto e Ben 10. É mais atual para eles.

    A Itália é outro mundo, com gente que ENTENDE o que os outros dizem e respeita a opinião. Não precisa aceitr, só respeitar… Acho que lá eles devem ser assim…

    Se o Brasil realmente tivesse milhares de fãs de animes, estes teriam uma ótima audiência e logo, haveria mais titulos na TV. A coisa é tão óbvia, não sei de onde vc tira tanto otimismo… Se anime desse audiência como alguns acham, teriam mais animes na TV. Premissa do capitalismo, lucro. Se dá lucro, é pq vendeu. Na TV, lucro = audiência…

    Se você acha que isso é pessimismo, tudo bem. Que você vai mudar a cabeça de uns 80 milhões de jovens. Vai cara, fique a vontade. EU NÃO ACHO QUE SM VAI DAR CERTO. Ponto. Não é pessimismo do meu ponto de vista. Do seu é. Fato. Já disse, você não mudará isso e nem eu vou mudar sua ideia.

    Não estou pedindo para ninguém seguir o que digo. Estou dando minha opinião. òbvio que tenho que defendê-la. Roberto, se você quiser aceitar, mas no caso é NÃO aceitar, cara… fique a vontade.

    O que vc não está fazendo é respeitar o que EU ACHO. Eu respeito que vc seja inocente (bobo), respeite o meu realismo (pessimismo). Nenhum argumento que que ambos usamos, convenceu-nos de mudar nossas ideias.

    Sabe o que é pior? É que vc etá tentando algo que não vai conseguir e isso me faz perder tempo… não em responder, mas em me defender, pq o jeito que vc escreve beira a ofensa…

    Peguei a empresa automotiva para citar um caso de empresa que veio para o Brasil. Não existe Toei, TMS nem anda aqui. No máximo, temos licenciadores. Não temos emprsas de entretenimento japonês instalada no Brasil. Foi esta a compraração em relação não a SM, mas a um mercado de animes que não existe. Se as empresas japonesas não se instalam, é pq elas não acham o mercado brasileiro bom.

    E cara, se você acha que o que digo é sabotagem.. então, sinceramente, até agora, não entendeu absolutamente NADA do que escrevi, nada do que falei na entrevista.

    Como eu disse, nem eu e nem você, vamos mudar nossas opiniões. Certo?

    Sandra Monte

  33. avatar Roberto disse:

    Respeito sua opinião sim, como não? Só acho que vc encherga apenas por um lado prisma, o seu. Não estou te oendendo, apenas falando que da mesma forma q vc acredita no seu livro, quem lança Sailor Moon está igualmente acreditando no lançamento. Então eh facil a gente ser otimista com nossas coisas e pessimista com as dos outros, por esse ou aquele fator. Desculpe me se vc se sente ofendida com algo que falo. Sinceramente se vc me acha “bobo” como disse (isso sim eh uma ofensa de sua parte, e explicita), eh porque vc tb não viveu o anime no passado e nem agora. Nem eh fã, pois fã eh passional sim, e eh isso que faz alguem assistir um anime, comprar dvd, cadernos etc, eh paixão, eh emoção.
    Mas vc não transmite emoção, apenas olha de forma fria, como alias as empresas e canais de tv fazem. Acho um bruto desrespeito um canal cortar uma anime pois nao dá lucro, lá fora eles ao menosterminam a exibição. Cortar algo q se propuseram a lançar, como alguns mangás lançados, eh chamar o telespectador ou compardor do mangá de idiota. Não concordo com essa politica (que eh real), mas incorreta, e desrespeitosa, sem etica, e quem corcorda com isso, concorda com essa imoral politica.
    Por mais que seja verdade, não eh algo bom, nao mesmo. se vc acha bom um canal por algo e tirar por n motivos, sem respeitar quem assiste, eh outra estoria, vc está sendo conivente com a atual politica mercenaria.
    Sinto muito Sandra, não estou pedindo pra vc se defender porque alias estou dando uma opinião. E somso livres pra responder o que e quantas vezes quisermos.
    Entendi muito bem o que vc disse, uitas coisas estã certas, mas ser conivente com certas politicas demonstra apenas de que lado vc está.
    Fã (bobo, como vc se referiu a mim), eh isso que move um determinado produto, e se lançam algo na tv, assiste quem quer, que se afina com isso. Não eh questão de tempo ou epoca, mas de afinidade. Então continue com sua ideologia condizente ao mercado, que desrepeitosamente tem ludibriado o consumidor. O telespectador e o fã são quem sofrem, aqueles que pouco se interessam em fazer algo, apenas sentam e observam o espetaculo. Quem poderia fazer algo, realmente nao tem vontade de fazer. Então Sandra, vc ja deixa clara sua posição, e eu a minha. Sempre acreditando que SIM podemos mudar e podemos ter um mercado que aceitará animes muito em breve. Otimismo!

  34. avatar Clow-kun disse:

    Ok. Essa discussão já não está mais levando a nada. Os argumentos já foram expostos, já estã beirando à repetição. =)

  35. avatar Roberto disse:

    @Clow, concordo. Bem discussão encerrada. Mas acho que foi frutifera, pra trazer certos fantasmas e tabus a tona. Reafirmo, não tenho nada contra a Sandra, pelo amor de Deus, mas serviu pra chegarmos aos nossos limites e nos expormos por completo, abordando os diverss temas envolvendo Sailor Moon e as politicas do nosso mercado, que ainda tem pouco respeito pelo consumidor (talvez reflexo da nossa sociedade que, mal instruida, não corre atras de seus direitos, nem tem “vontade propria”). Bem eu faço parte da grande maioria aki que torce positivamente por Sailor Moon. Eh dificil? Eh. Mas nada eh impossivel!

  36. avatar julio disse:

    “Em relação a Itália, desculpe-me. É outra sociedade, outro estilo de vida, outra cultura. Lá, praticamente qualquer shoujo que se lance, dá certo. É da cultura mangática de lá curtir shoujos.”

    sandrinha tem razão, qualquer shoujo que lança na itália é sucesso, vejam super doll licca chan, aqui foi mó fiasco, agora lá, super sucesso….

    “O Brasil tem milhares de fãs de animes e isso eu sei pois frequento todos os eventos.”

    pode até ter, mais o que adianta ter esses milhares de fãs, se quando lançam algo de determinado anime, fazem o maior BOICOTE sobre tal lançamento, ai quando cancelam vão correndo chorar e reclamar…..

    sobre esse negocio de dar chances a animes, tais emissoras, até tem certo interesse em alguns animes, lembro que a rede tv chegou a cogitar a comprar os direitos de super doll licca chan, iria ser INEDITO na tv aberta, mais fizeram uma campanha contra para não adiquirirem, pois falavam que seria o maior fiasco….. entao, isso é otimismo para animes na tv aberta???? como poderiam falar que o anime é um fiasco sendo que nem começou a ser exibido, e não venham falar que era um anime desconhecido porque até os animes conhecidos tiveram/tem o mesmo caminho. o que eu acho, é que o fã, quer fazer a sua propria programaçao na tv aberta….. já vi tanto fã reclamar ” “poxa, deveriam passar BLEACH, SHAMAN KING, INUYASHA” e afins na tv aberta mais sem censura….

    sinceramente eu quero acreditar que dessa vez de certo em sailor moon, porque segundo os fãs mais puritanos( sailor moon não é a minha serie nº1, mais sou fã) a dublagem que saira com o elenco da gota já tá perfeito, tá blz, antes culparam que o fiasco de sailor moon foi a dublagem, e agora se for fiasco de novo a culpa vai ser de quem?????? da dublagem não vai ser né, que vai ser perfeita….

    fã que é fã de anime, assiste qualquer anime independente de ser shoujo ou shonen, ser bom ou ruim, de ser o original ou o cortado….

    • avatar Clow-kun disse:

      Julio, não é bem assim que acontece…. eu sou fã de anime e raramente assisto algum anime na TV, por exemplo…. As exibições são tão porcas que acabam perdendo a graça =)

  37. avatar sadnra monte disse:

    Concordo que o assunto já deu o que tinha que dar.
    As emissoras de TV deveriam respeitar o telespectador e um programa. Claro, desde que ela não tenha prejuízo. É como comprar uma camisa só por comprar e nunca usar.

    As empresas de animes têm que ter respeito pelo seu produto e respeito pelo país que querem vender um produto. No caso brasileiro, nenhuma empresa de anime parecer nos respeitar, porque NÃO HÁ NENHUMA instalada aqui. Mas, esta parte de minha posição eu deixarei clara em um post em meu blog.

    E o consumidor (fã), deve sim ter amor por sua obra da forma certa, sem comprar produto pirata e comprar o que for possível. Porque vemos muita gente falar, falar e falar, mas não compra um DVD pq é caro. Daí, não há sistema capitalista que sobreviva…

    E por fim, gostaria de lembrar a todos que sou fã, mas sou uma profissional da área que atua há muito tempo neste mercado. Não digo nada ao vento, faço pesquisas e análises dos fatos, que não são poucos. Trabalho com o assunto animação e não posso me deixar levar por uma paixão por um título.

    Se fosse assim, eu me descabelaria para exigir uma exibição de InuYasha, por exemplo. Mas, sei que há diversos fatores que praticamente eliminam uma exibição deste título. Este´e meu lado jornalista. Meu lado fã faz o possível, comprou o mangá, compraria DVD se tivesse. E, ainda hei de comprar o DVD estadunidense. Fã é isso. Faz o possível.

    Jornalista é outra coisa. Tem que ser frio e apontar melhorias. Mas, infelizmente, o que vejo é que muitas melhorias teriam que partir dos fãs em geral, coisa que não acontece. E das empresas, o que também não acontece.

    Enfim… é isso.

    Sandra Monte
    http://www.papodebudega.com

  38. avatar Jamilly disse:

    Um pequeno aparte aqui. Todos aqui estando sobre o ponto de vista da nossa realidade, nos já crescemos. Nossa geração é outra e quer saber nos não temos idéia do que se passa na cabeça das crianças e adolescentes de hoje.
    Quando eu ouvi pela primeira vez que Sailor Moon ia para a Band, não fiquei nada animada. Mas minha mentalidade mudou um pouco depois que eu ouvi um comentário de outra fonte.

    Durante uma aula da pós, meu professor de parasito soltou um “Me dê sua força Pegasus!”. Eu, como a maioria da classe, não estava prestando atenção e levantei a cabeça. Meu professor é velho, cabeça branca etc e eu fiquei pensando que ele não era público de cavaleiros na Manchete. Daí ele vendo interesse da turma, contou que todo dia de manhã o filho dele de 4 anos ia para o quarto dele ver o desenho, porque só pegava a Band lá e acordava a casa toda.

    Daí, eu acordei. Criança acorda CEDO, Cavaleiros não é um fracasso total na Band porque tem fãs novos vendo. Quantas crianças que nos nem sabemos que existimos e não sabem porcaria nenhuma de anime, dublagem etc não estão vendo o desenho e vão pedir um boneco do Seya de natal?

    Sem contar que Cavaleiros passou anos e anos na Manchete. Ele não virou sensação na primeira semana. Reprise dá sucesso. Quando eu estou sem carro e vou almoçar na minha vó, porque é mais perto do trabalho, eu assisto X-men Evolution. Já vi e revi milhares de vezes e aqui entre nós nem gosto, Mas continuo vendo porque esta passando no horário.

    Agora, se for comparar com Pretty Cure que é novidade acho que Moon tem mais chances de sucesso. Porque apesar de ser um anime para meninas, elas não são criancinhas então a chance dela cair no gosto das crianças pré adolescentes é bem maior.

    Mas se vai ser um sucesso ou não só o tempo vai falar, mas se ninguém por a mão no bolso e trouxerem masters velhas e uma dublagem horrível vai ser um fracasso total. Eu não comprei os dvds da BKS e não vou comprar se usarem eles de novo.

  39. avatar Etti disse:

    Acho que existem pessoas que ainda não enxergam que anime passa na tv com um único objetivo: dar lucro / audiência e vender produtos. Ao invés de discutirmos aqui, porque não criamos um abaixo assinado e enviamos pro jbox passar pra rede Tv!? Li que eles sugerem as coisas pro canal. Será que sugeriram SM? Vamos agir mais e filosofar menos =(

  40. avatar pHantasma disse:

    Aí é que está uma questão grande! Todas as opiniões aqui são ACHISMOS demais!!! Ninguém fez uma pesquisa ou coletou fatos VERDADEIROS para afirmar alguma coisa, apenas “acha” por paixão ou “percepção” que x é diferente de y!

    Quem aqui viveu tempo suficiente na Itália para falar do povo de lá? Que shoujo faz sucesso apenas pela cultura do povo??? É fácil falar isso quando se está a um oceano de distância e ninguém pode verificar! Pode ser o povo, mas pode ser a competência e o investimento de trabalhar BEM um título, mesmo sem ter uma filial no país, mas um bom representante que faça o mesmo serviço de uma!

    Quem já fez uma pesquisa e coletou dados sabendo o que os adolescentes e crianças de hoje preferem? NINGUÉM! Por isso que não se muda opiniões, porque se eu acho uma coisa mas não PROVO, não tem como chegar num ponto comum MESMO! De achismo o Bilu é ET e diz para todo mundo procurar conhecimento e é o que todos deveriam fazer!

    Antes de afirmar insistentemente que Verde é Verde, no mínimo enxergue essa cor, tire foto e mostre para todo mundo confirmar e se um daltônico discordar de você e disser que é vermelho, apesar de ser o que ele vê, essa não é a realidade, pq FOI COMPROVADO que é verde! Imagina se o mundo vivesse de ACHISMOS, até hoje a gravidade COMPROVADA por Galileu seria uma piada!

    Pode ser que muitos animes, como SM, não atinjam o sucesso de antigamente, mas sendo trabalhado de forma coerente e correta, chega ao menos próximo, dando tudo o que todos querem: lucro para os capitalistas e bugigangas para os fãs! Agora com incompetência, é lógico que não funciona e fica fácil falar que é culpa dos adolescentes, dos interesses, das épocas e por aí vai!

    Por a culpa em argumentos abstratos é fácil demais… Agora, mostre números, comentários e tim tim por tim tim que quero ver se os argumentos são tão plausíveis assim ou se não passam apenas de ACHISMOS!

  41. avatar Leandro Alessandro disse:

    Numa coisa ela tem muita razão: Tudo tem um motivo e uma época e por mais que eu deteste estas bostas da disney pra adolescentes tenho que reconhecer que elas são bem trabalhadas, não quero dizer que são bem feitas e sim bem trabalhadas pela emissora que as transmite.

  42. avatar Roberto disse:

    pHantasma, curti muito o que vc disse. Puxa, ja eh muito dificil algo surgir por aqui, e eh muito facil nós ficarmos “achando” um monte de impecilhos, ou “fatos” pra basear. mas como vc disse, eh tudo “acho”. Nós aki não sabemos de nada, não sabemos como estão as negociações, quais empresas e como divulgarão, não sabemos que publico vai assistir e nem como ou qdo vai assistir… (ex: meu priminho de 6 anos adora Sailor Moon, pois ele ve eu assistindo em dvd fansub e se enteressou). Então tudo eh questão de tempo, agora não sabemos de nada, não podemos apontar sucesso ou fracasso. E TUDO pode acontecer, como vc disse, sucesso não eh algo absolutamente fatal, pode sim ter uma boa media de exibição e vender brinquedos, boa o bastante pra se manter rentavel.
    E eh pura verdade, ninguem aki encomentou uma pesquisa franca e abrangente (e cara) pra saber o gosto do adolescente, pra saber se Sailor Moon teria alta, media ou baixa audiencia.
    Sua ideia eh coerente e logica. Então não vamos achar mais nada. Eh torcer e o tempo vai dizer tudo.

  43. avatar Roberto disse:

    Sandra, obrigado por mostrar seu lado fã. Sobre seu gosto por Inu Yasha e por tudo que seria possivel da sua parte em relação a isso. Quebrou aquela visão fria da jornalista. Então eh bom pra pessoas que frequentam aki, verem sua face de fã, mais livre. Bom o futuro nos dirá. Desculpe alguma coisa.

  44. avatar douglas disse:

    logico q tem q trazer antigos animes e mangas
    é bem melhor a dublagem antiga do q nas q fizeram nos animes de hoje

  45. avatar Dalverne disse:

    Acho que todos tem um pouco de razão.

  46. avatar HollyChaan disse:

    Sou uma adolescente desta época e digo: É UMA DROGA. As minhas amigas ficam falando de Fiuk, Justin Bieber e Cine, é triste. Esses dias, uma delas veio assistir Sailor Moon aqui em casa, e ela gostou, só que ela reclamou porque era legendado. É tudo questão de manipulação. Sailor Moon é um anime que aborda temas adolescentes, como romantismo e até homossexualidade. Se fosse exibido num horario tipo 19hrs estava ótimo, mais a coisa não funciona assim. Na Globo tem aquelas novelas “Plágio do plagio do plagio” neste horário. Outro anime que também deveria voltar é Yu Yu Hakusho, conheço garotas e garotos que amam esse anime, e que com certeza assistiriam, mais infelizmente eles não são a maioria…