
27 de novembro de 2014
#Sailor Day – Travesti sim e daí?
Essa semana, um tema causou sensação nas redes moonies brasileiras! Então, vamos esclarecer:
No volume 8, a JBC traduziu uma conversa do Amazon Trio em que os personagens usam pronomes femininos para referirem a si mesmos. O público, acostumado à versão do anime, ficou em dúvida: afinal, são homens, mulheres, gays, travestis ou a JBC errou na tradução?
A tia Naoko responde, em partes, no Materials Collection. Ela os chama de “Trio de Travestis”, explica que “falam de forma afeminada, como gays” e faz questão de ressaltar esse ponto na construção dos personagens porque, no Japão, não há diferença de gêneros gramaticais, como no Brasil.
Os membros do Amazon Trio são animais que foram transformados em homens, porém, eles se vestem e se identificam como mulheres, ou seja, mulheres trans. Para deixar a coisa ainda mais legal, Naoko decidiu jogar um pouco de glamour e fazer delas artistas extravagantes.
Então, em muitas falas do mangá japonês é possível vê-las dizendo “atashi” (forma comum entre as mulheres de dizer “eu”) e expressões geralmente usadas por meninas, como palavras prolongadas (usoooooo – mentiraaaaaaa, impossíveeeeeel, tô begeeeeee haha) e mini-mimos (kiyan, que aqui ficou “aiinn”). Vale lembrar que nem todo travesti é homossexual e o Trio fica pouco tempo vivo no mangá para termos certeza. Só no anime é que Olho de Peixe tem a homossexualidade definida.
No fim das contas, se há mais de 20 anos a Naoko soube tratar a questão com leveza e humor, por que em pleno século XXI temos de fazer tanto barulho? A JBC não errou e o Amazon Trio é perfeitinho do jeito que é, ou melhor, do jeito que querem ser e nós as amamos por isso! S2 S2! Assim como amamos Naoko-sama, por dar aula de liberdade sexual há décadas.
Fontes:
Raphael Dequech pela imagem do mangá nacional.
Miss Dream – Material Collection
Adoro isso na Diva Naoko! Pessoal tá muito quadradro, fazendo barulho com essa besteira. O mundo é rosa choque purpurina, baby!! o/
no mangá o Tiger Eye e Hawk Eye são mais afeminados, enquanto no anime eles talvez sejam homens mesmo, enquanto a Fish Eye no anime é mais feminina e por sinal ela é muito bonita vestida de mulher. Naoko esteve a frente de seu tempo com Sailor Moon, sempre abordando o tema de homossexualismo e por ai vai.
Será que veremos aqui vcs escreverem um pouco sobre esse assunto em relação as sailors? porque mais para frente imagino que a relação entre a Minako e a Rei vai despertar a curiosidade do pessoal. Eu sempre achei que elas formam um casal lindo.
Não seria volume 8 em vez de ato 8?
SOS SAILOR MOON: Verdade Carlos! Obrigado por ter indicado =)
Hm, legal saber! 😉
Carlos, nunca tinha reparado nessa intimidade entre Minako e Rei, até alguém falar sobre isso. Depois eu vi que realmente elas são mais próximas que as outras. Ia adorar se Titia Naoko botasse em Crystal esse namorodas duas!!
haha engraçado que apareceu outro Carlos aqui, o do comentário “hm, legal saber” não sou eu.
Priscila Serrano, na primeira vez que tive contato com o mangá de Sailor Moon, achei interessante a relação entre as duas e achei que houvesse a possibilidade de algo mais que somente amizade. Se vc procurar na net vai encontrar muita gente comentando sobre o assunto.
Eu também gostaria muito de ver em Crystal um namoro entre a Minako (minha personagem favorita) e a Rei, pra minha elas formam um casal excelente, acho que uma completa a outra muito bem.
Acho impossível ter mais yuri além de Haruka e Michiru.
Minako e Rei são apenas amigas.. mas próximas … pra falar a verdade só nos últimos arcos do mangá que mostra mais essa proximidade… o pessoal fala do “yuri” só pq na fase Stars antes delas morrerem elas falam algo “quem precisa de homens”… mas sinceramente eu interpretei aquilo como zoeira de menina nada sério… quem assistiu o live action mostra muito da amizade da rei e da minako.. mas tb fica só na amizade… inclusive quando a minako morre, a que mais sofre é a Rei
enfim, não vejo elas como casal, rsrs
A única coisa que não gosto dos personagens “gays” de Sailor Moon é que geralmente eles partem pra caricatura… ex.. Haruka e Seiya no mangá são praticamente homens, mesmo sabendo que elas na realidade são mulheres( o Seiya pra quem não sabe é 100% mulher no mangá)…. o Trio Amazonas sem comentários total caricatos, mesmo no anime onde a príncipio o Olho de Tigre e Olho de Águia seriam heterossexuais… Já no anime antigo, colocaram o Zyocitie extremamente caricato tb e mantiveram a Haruka bem masculina.. ela nunca aparece vestida com roupas femininas, sendo que no mangá isso acontece na fase Stars por ex…. parece aquela visão de “novela da globo” com personagens gays caricatos…. um casal gay que nenhum dos personagens é caricato é o Toyia e Yukito de Sakura por ex… minha crítica foi nesse sentido…
Acho impossível ter mais yuri além de Haruka e Michiru +1.
Não existe Rei e Minako como casal no mangá e nem há qualquer insinuação acerca disso, o pessoal fantasia (sem ofensas).
@Lucius, discordo de vc, o olho de Tigre e de Águia no anime antigo não eram nada caricatos, tanto é que vimos a estranheza do pessoal com o mangá, e mesmo nele os personagens são leves e divertidos. O Zyocite homossexual no anime dos anos 90 foi criação da Toei e não da Naoko, já o Seya sabemos que é mulher e aparece a maior parte do tempo como tal no mangá (nada demais), sobre a Haruka, é uma personagem que não vê importância ser homem ou mulher, no mangá a Michiru a descreve pra princesa como alguém que é uma mulher e homem juntos, e tem a força dos 2 gêneros dentro de si, por ter essa dualidade a Naoko a usou também para brincar de enganar a protagonista, então tanto faz ela se vestir de uma maneira mais feminina ou mais masculina. Nunca li o manga de Sakura, pelo anime Toya e Yukito não são caricatos mesmo, nem um casal parecem ser, estão muito aquém da relação explorada de Haruka e Michiru em Sailor Moon, ponto pra Naoko e Toei.
a verdade é que como o mangá é bem rápido a relação entre as personagens não é muito aprofundada, com exceção da Usagi e Mamoru, Haruka e Michiru e da amizade entre a Hotaru e a Chibiusa. Minako e Rei tem sim uma amizade mais próxima, mesmo que isso só seja mostrado mais para o final do mangá na saga Stars e naquela estória em que a Minako entra na escola da Rei.
Tem também o fato das duas aparecerem com frequência juntas em ilustrações do mangá e as duas estão juntas de braços dados na cena final do casamento.
Se eu não estou enganado a Naoko já deu uma entrevista falando que gostaria de ter explorado uma relação além de amizade entre a Minako e a Rei.
Enfim, talvez elas sejam só amigas talvez não, mas para mim está mais próximo de um relacionamento entre as duas do que com os generais do Dark Kingdom que todo mundo gostaria de ver, só que a única interação entre as sailors e os generais são um breve troque de olhares e nada mais.
Bom, essa é só a minha opinião e interpretação da obra.
Eu acho incrível como os japoneses tratam a questão de gênero de forma muito mais natural do que nós ocidentais! Isso é nítido em várias e várias obras, passando até por Saint Seiya! A questão é: o que sua identidade de gênero define afinal? Fantástico! Vinte anos atrás isso foi tratado assim e aqui nós ainda temos pessoas como Felicianos, Bolsonaros e Malafaias e ainda há quem os escute!